Compartilhe
Cerca de 130 empresários, empreendedores e estudantes de diversos cursos de ensino superior da região estiveram reunidos na noite de 22 de março, no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) em busca de conhecimento e de troca de ideias para inovar e desenvolver da melhor forma seus negócios. O encontro foi o resultado da palestra ‘Inovação Tecnológica – a Propriedade Intelectual no Processo de Inovação de uma Empresa’, promovida pela Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) em parceria com a Cerumar Propriedade Intelectual, operadora do Programa de Proteção Intelectual da FACISC – PRINTE.
Ministrada pelo engenheiro e especialista em propriedade intelectual e inovação, Samuel C. Simões, o público pode entender melhor a importância do processo de inovação dentro das empresas, as necessidades de mudanças, em especial na cultura dos negócios, a ampliação da visão do empreendedor, e principalmente sobre as exigências do mercado competitivo na área da tecnologia. “Quanto mais cedo esses processos ocorrerem, melhor será. Por isso ter os estudantes neste evento é excelente, pois faz com que eles comecem a pensar em inovação já no início de suas carreiras. Da mesma forma, é essencial que os nossos empresários possam estar atentos a essas questões, a terem um olhar para a inovação e, caso já existam esses mecanismos inovadores, é necessário atualizá-los de forma constante, pois tudo isso fará com que eles saiam na frente no mercado”, comentou Simões.
Outra dica importante do especialista foi referente ao incentivo das novas ideias, que muitas vezes são deixadas de lado pelos empresários. De acordo com ele, é através das tentativas constantes em investir em novos projetos que as oportunidades podem surgir. “Só acertamos, se tentarmos, se criamos possibilidades. Há uma margem de erro, mas precisamos administrar isso. E quanto mais informações e orientações tivermos sobre o que existe no mercado, o que está sendo feito neste momento, ou o que ainda não foi feito, maiores são nossas chances de acerto”, completou.
Possibilidades
No segundo momento da palestra, o especialista reforçou a importância da proteção das inovações, já que muitas empresas desenvolvem algo diferente para o mercado e para seus consumidores, entretanto acabam perdendo o processo para a concorrência. “Existem alguns dispositivos jurídicos que possibilitam as pessoas se protegerem contra isso, que é a propriedade intelectual, propriamente dita. Por isso é fundamental discutirmos esse assunto, para que os empresários saibam como se preparar para investir em inovações tecnológicas assertivas e que sejam autenticadas como suas”, comentou.
Outro aspecto abordado pelo especialista na palestra foi sobre os mecanismos de pesquisas, de como os empresários precisam verificar a situação do mercado e suas possibilidades, antes de iniciar o investimento em um negócio ou em uma inovação. Segundo ele, a inovação às vezes é algo que já está pronto, que já está disponível, e nesse caso o empresário ou empreendedor precisa analisar as outras formas que podem gerar a mudança e a transformação.
Um das questões abordadas na oportunidade também foi referente às formas de driblar a retração de mercado através da cultura da inovação, que de acordo com o especialista seria a única forma de as empresas se manterem para o futuro. “Peter Drucker, que foi um dos grandes nomes da administração moderna, há 30 anos dizia que a única forma de as empresas serem sustentáveis seria por meio de processos de inovação. Ou seja, você precisa inovar de forma constante, para no mínimo acompanhar as tendências, ou mudá-las. Quando pensamos em inovação, pensamos em possibilidades, e dentro da inovação cada um vai seguir o seu caminho, sempre com esse olhar diferenciado”, completou.
Parcerias para crescer
Para o empresário Marlon Sávio Sassi, também diretor de Relações Empresariais da ACIBr, um dos objetivos da entidade é trazer para o meio empresarial o conhecimento, para a construção de ambientes de desenvolvimento para as empresas e, neste sentido a palestra alcançou o êxito. Além disso, o diretor da entidade ressaltou a parceria da ACIBr com os meios acadêmicos, que fortalecem ainda mais a força dos negócios. “Há tempo a ACIBr tem parceria com universidades e escolas, para que o empresariado se aproxime do meio acadêmico e que os estudantes identifiquem as necessidades das empresas. Quando fazemos parcerias assim desenvolvemos o clima de conhecimento na região, e com isso trazemos para cá a força empreendedora. Ou seja, buscamos o fortalecimento das empresas, de empregos, a geração de valores para os nossos produtos e o desenvolvimento de toda a sociedade na região”, declarou.
Da mesma forma, Simões avaliou como extremamente positiva a iniciativa da ACIBr em promover temas tão essenciais para os empresários e que poderão contribuir de forma significativa para a evolução de seus negócios. “É impossível falarmos de inovação sem falarmos de empreendedorismo. Essa parceria é muito interessante, pois é algo que não se aprende na escola, e a única forma hoje que temos de disseminar esse conhecimento é através de eventos como esse, tanto para os empresários como para os alunos”, acrescentou Simões.
Participaram as turmas de alunos dos cursos de Administração da Faculdade São Luiz, e de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Direito, do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Além de Sassi, o diretor Executivo da ACIBr, Cândido Godoy, também esteve presente no evento representando a entidade.