Compartilhe
A informação acima é do diretor comercial do Boa Vista SCPC, Ricardo Brasil Albuquerque, repassada durante a palestra na Associação Empresarial de Itajaí (ACII), na noite de quarta-feira, 20 de julho. O encontro abordou a “Análise de Crédito Boa Vista” e foi promovida pela ACII e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
Albuquerque detalhou quais os elementos podem dar maior segurança para as empresas no momento das negociações, principalmente considerando que um dos reflexos do desemprego crescente é o aumento da inadimplência no país, que obteve alta de 3,2% no acumulado em 12 meses até maio (acumulado entre junho de 2015 e maio de 2016 contra os 12 meses antecedentes).
Entre os pontos destacados, no caso de venda para empresas, a primeira informação a ser buscada é o status junto à Receita Federal, pois das 32 milhões de empresas existentes no Brasil, cerca de 60% estão ativas e destas, 2 milhões foram fundadas no último ano. “É fato, quanto mais nova for a empresa, maior é índice de inadimplência, pois todo começo é difícil e prova disso que a maioria das empresas fecham nos primeiros anos”.
Além do tempo de atividade, é preciso atenção ao porte da empresa. O Brasil conta com 19 milhões empresas e 15 milhões estão enquadradas em micro e pequenas. Segundo Albuquerque, tal dado determina o potencial de compra e consequentemente de pagamento. Ele diz que é importante cruzar o ramo de atividade com o que se busca comprar, para se verificar se há relação. “Se uma pastelaria quer comprar pneus, desconfie”. Ele ainda orienta a se considerar informações sobre protestos, restrições de débito, ações cíveis, etc.
O diretor detalhou também que mesmo sem restrições atuais, é preciso levantar a história daquela empresa e para isso, há a ferramenta do Boa Vista chamada Score Empresarial, que levanta uma série de informações e diminui o risco. Ao total cerca de 600 combinações de informações são consideradas na equação Score, que dará uma pontuação a empresa, mostrando seu “raio-x” como pagadora.
Por fim, ele aconselhou que todo este cuidado seja tomado também com as empresas que já integram a carta de clientes ativos, pois dados do Boa Vista mostram que 84% da inadimplência está naqueles que já são conhecidos. “Afinal, vive-se um momento de crise que afeta bons e maus pagadores”.
Saiba mais
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece soluções inteligentes para decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores, e registra 42 milhões de transações de negócios por dia. A Boa Vista SCPC fornece atualmente mais de 200 milhões de consultas por mês a seus clientes e consumidores e faz parte das Soluções Empresariais oferecidas pela ACII aos seus associados, com descontos especiais. Além disso, a população (pessoa física e jurídica) também pode buscar o serviço, na sede da ACII, para obter detalhes da sua situação cadastral na Boa Vista.
A ACII integra a Facisc, maior sistema empresarial voluntário e que tem a maior capilaridade de Santa Catarina. Reúne cerca de 35 mil empresas dos mais diversos segmentos: comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócios, turismo, profissionais liberais, entre outros, através de 146 associações empresariais presentes em 220 municípios do Estado. Também faz parte da Confederação das Associações Empresariais do Brasil (CACB) que reúne 2.300 associações empresariais e mais de dois milhões de empresários em todo o País.
Fonte: Assessoria de Imprensa ACII