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Em tempos de crise, onde a inadimplência do consumidor cresceu 3,2% nos últimos 12 meses, segundo dados da Boa Vista SCPC, é importante saber para quem você vende e de quem você compra. Foi pensando nisso que a Facisc – Federação das Associações Empresariais de SC,juntamente com as entidades da Grande Florianópolis, Sul e Extremo Sul realizam nesta terça e quarta-feira, 21 e 22, um bate-papo sobre o assunto com os gerentes de Produtos da Boa Vista SCPC, Marcos Rosseto e Thiago Rogel,
A palestra gratuita acontecerá no dia 21 na sede da Associação Empresarial de Palhoça – ACIP e no dia 22 na sede da Associação Empresarial de Criciúma -ACIC.
Segundo Ricardo Albuquerque, gerente Regional da Boa Vista SCPC, as constantes mudanças no mercado, a grande vulnerabilidade em que a economia nacional se encontra, número de empresas fechando e desemprego aumentando em muitas regiões, dentre outros fatores econômicos que vêm acontecendo no cenário brasileiro, tem feito da análise de crédito, uma ferramenta mais do que necessária em qualquer empresa. “As empresas que se preocupam em conhecer melhor seus clientes e que principalmente, não queira ter surpresas desagradáveis na hora de receber seus títulos, utilizam a análise de crédito como aliado na hora de fechar seus negócios”, explica.
Inadimplência
Outro ponto que torna a análise de crédito fundamental é a grande variedade de formas e pessoas agindo de má fé, além do aumento da inadimplência no País. A inadimplência do consumidor obteve alta de 3,2% no acumulado em 12 meses até maio (acumulado entre junho de 2015 e maio de 2016 contra os 12 meses antecedentes) de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. No acumulado do ano a elevação foi de 3,5% quando comparado ao mesmo período em 2015.
Para Albuquerque, a deterioração crescente do mercado de trabalho tem contribuído decisivamente para piora do orçamento das famílias e tem levado consequentemente a uma elevação dos atrasos nos pagamentos de dívidas e contas em geral. Por fim, após três anos de estabilidade, a inadimplência dos consumidores esboça sinais de crescimento e deverá se elevar ao longo de 2016.