Compartilhe
Novidades e inovações para o conforto dos visitantes-compradores e estímulo às vendas dos expositores foram anunciadas no ato de lançamento da Mercoagro 2016, Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne, nessa semana, em Chapecó. A expo-feira é uma das mais exitosas iniciativas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
A solenidade reuniu cerca de 200 pessoas, entre empresários, expositores, autoridades e profissionais de imprensa e marcou a contagem regressiva para a realização de uma das maiores feiras técnicas da indústria mundial de alimentos no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no parque de exposições da Efapi, em Chapecó.
O diretor de feiras da ACIC Vincenzo Mastrogiacomo destacou que o sucesso da feira deve-se ao volume de transações oportunizadas a cada edição. “Aqui se fazem negócios, por isso tem a preferência dos expositores”. O diretor expôs o desempenho do agronegócio em geral e, das agroindústrias da carne, em particular, para mostrar que o setor se transformou na locomotiva da economia brasileira. Também apresentou a nova marca, programação visual e conjunto de peças publicitárias que serão adotadas nas próximas edições.
Mastrogiacomo comunicou que a entidade contratou a empresa ENTERPRISE FEIRAS E EVENTOS, dirigida pela empresária Maria Antônia Siqueira Ferreira, reconhecida pela sua experiência e conceito no mercado de feiras especializadas, para coordenar o esforço de venda e prestar assessoramento técnico.
Maria Antônia apresentou as atividades que irão aprimorar os processos e desenvolver tecnologias para a realização da expo-feira. “Em épocas de adversidades nascem os melhores projetos, surgem novas habilidades e novas ferramentas para a conquista de novos espaços” e acrescentou ser necessário repetir o mantra “na crise é que se cria”. Colocou que “as crises não diminuem o número de clientes, mas o tamanho dos pedidos”, por isso, é essencial investir em feiras comerciais para manter o nível da receita operacional das empresas. A empresária informou que dezenas de empresas paulistas, paranaenses, catarinenses e gaúchas já assinaram contrato para a edição de 2016.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Chapecó, Diógenes Lang, confirmou o apoio do Município para a expo-feira e fez um apelo para que os empresários do grande oeste catarinense – na definição das feiras em que participarão em 2017 – priorizassem a Mercoagro como evento técnico, comercial e econômico.
O presidente da ACIC Bento Zanoni realçou a importância da Mercoagro em seus 22 anos de ininterruptas edições bienais. Lembrou que, nesse período, muitas empresas cresceram estimuladas pelas vendas fechadas a cada edição da exposição-feira e apoiadas pela aproximação entre fornecedores e usuários, a realização de seminários e a divulgação internacional. Além disso, gerou oportunidades de negócios entre fornecedores e fabricantes, promovendo as regiões das empresas produtoras.
Zanoni informou que a ACIC está mantendo ampla articulação com a Administração Municipal, as organizações de representação da indústria e dos centros de pesquisa, o empresariado e demais parceiros – especialmente hotéis e prestadores de serviços – para assegurar plenas condições técnicas, institucionais e logísticas para a realização do evento.
A MERCOAGRO 2016 está programada para o período de 13 a 16 de setembro de 2016 no parque de exposições da EFAPI em Chapecó. Terá 400 expositores e 650 marcas representadas, com previsão de 35 mil visitantes/compradores e negócios da ordem de 160 milhões de dólares.