Compartilhe
Na última terça-feira, 11, foi constituída a Associação de Inovação de Orleans. Entre os objetivos da entidade está a integração dos atores locais para criar um Centro de Inovação e fomento ao ecossistema do setor.
Para a primeira diretoria, o presidente será o professor do Unibave e vice-presidente do Conselho do DEL, Dimas Rocha. O vice-presidente será o empresário Eder Mazzuco, o secretário o professor Nacim Miguel Francisco Junior, e o tesoureiro o presidente da CDL e empresário Marcelo Dalazen, estes últimos também integrantes do DEL .
Para o prefeito de Orleans e presidente de honra do DEL, Jorge Luiz Koch, a cidade caminha a passos largos em um objetivo comum que é melhorar a qualidade de vida de seus moradores. “Orleans tem tudo para ser referência em inovação e já estamos, com certeza, no caminho certo, pois temos Universidade; câmeras de vídeo monitoramento; fibra ótica levando internet rural à 70% do nosso interior; temos o DEL que cuida do Desenvolvimento Econômico Local; estacionamento rotativo e inteligente; e agora a Incubadora Inventa que prevê inovações para mais de 20 anos”, diz.
Ainda na oportunidade foi assinado o termo de fomento para repasse de R $100 à Incubadora para apoio a projetos voltados ao desenvolvimento de novos negócios, além de apoio a programas de capacitação com alunos do ensino médio e ainda para ampliação do espaço físico da Incubadora Inventa.
Histórico
Orleans tem atuado desde 2017 com o tema da inovação por meio da estruturação de atividades junto à UNIBAVE e diferentes parceiros locais.
Em 2019 o tema tomou força com a estruturação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local, o DEL e com a criação da Lei de Incentivo à Inovação e Tecnologia e da Câmara Técnica de Educação e Inovação.
Em 2022 o fortalecimento da incubadora e do ecossistema local de inovação, tem ganhado ganhando ainda mais força e a criação da associação integra os pilares deste movimento.
Colaboração: Antônio Rozeng, Aline Nandi e Débora Legnani ( DEL Orleans)
Foto: Débora Legnani