Compartilhe
FACISC foi a grande impulsionadora dos projetos em SC
O Núcleo de Panificação – ACIJS ‐ Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e o Núcleo de Vitivinicultores – ACIQ ‐ Associação Empresarial de Quilombo foram os grandes vencedores do prêmio nacional do Empreender Competitivo, uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do Sebrae Nacional, que tem em Santa Catarina a gestão da FACISC. Para Luiz Carlos Furtado Neves, vice-presidente da CACB, o Programa Empreender faz a diferença no sistema associativista. “O Empreender é o programa que tem a maior credibilidade e capilaridade dentro do nosso sistema”, comemora.
O Núcleo de Vitivinicultores de Quilombo foi o grande ganhador do prêmio. Fundado em 2009, surgiu com o intuito de fortalecer o agronegócio da região. Através das 22 empresas participantes, o núcleo trabalha com o objetivo de desenvolver tecnologias para produção de vinhos de qualidade diferenciada, aumento na produção de uva, vinho e de mudas de parreira.
“Nós já estávamos felizes de estarmos entre os cinco finalistas. Isto é um reconhecimento ao trabalho de todas as famílias de agricultores que preservam a tradição italiana da produção de vinho”, falou Rodrigo Conci, presidente da Aciq. Quilombo é uma cidade de 12 mil habitantes no Oeste de Santa Catarina e que com o projeto passou a ser o décimo produtor de vinho do Brasil.
No início do projeto eram pouco mais de 20 mil mudas plantadas, hoje no final do projeto são 35.030 mudas. Um aumento de 71.72%. Na produção de vinho houve um aumento de 12%. Em 2010, a produção de uva era de 20 mil quilos. Hoje chegou a 200 mil. Todos esses números são resultados de um planejamento bem estruturado, de uma rede de parceiros e a vontade dos empresários de promover uma mudança na região com o desenvolvimento do setor e da agricultura familiar.
O segundo lugar ficou para o Núcleo de Panificação e Confeitaria da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul – ACIJS, que desde abril de 2010 uniu dez empresas com o objetivo de impulsionar a panificação da região. Com o projeto Empreender Competitivo as empresas alcançaram grandes resultados.
As empresas participantes aumentaram em 21% os postos de trabalho, o que significa uma média de 17 novos empregos por empresa, elevaram o faturamento em 45%, e conseguiram melhorar quatro processos de gestão nas empresas. Foram mais de 500 horas em treinamentos e consultorias, mais de 400 pessoas capacitadas.
Empreender Competitivo
O Empreender Competitivo é um edital de projetos que incentiva o empreendedorismo com uma injeção financeira e de gestão nas empresas que atuam em núcleos empresariais que participam do Programa Empreender. Na edição 2014-2015 foram 96 projetos no Brasil e destes 40 foram de SC. É uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e do Sebrae Nacional.