Compartilhe
Atendendo a uma demanda dos nucleados, o Núcleo Integrado de Comunicação da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou, no dia 26 de abril, o curso de vendas. O workshop, ministrado pelo consultor, professor e especialista em marketing, vendas e comunicação, Emmanoel Lourenço, tratou sobre prospecção, qualificação de leads e prospects, postura no atendimento e abordagem, negociação, fechamento da venda, objeções dos clientes, pós-venda e fidelização.
A proposta busca qualificar as equipes e garantir melhor performance no dia a dia. Com exemplos práticos e dinâmicas, os participantes puderam ensaiar e testar as ferramentas e orientações compartilhadas por Lourenço. “A gente trabalhou com o pitch de vendas [discurso objetivo e de curta duração] e uma escuta ativa para entender as dores e as necessidades do cliente”, resume. Ele entende que, ao levar isso em consideração, o vendedor vai ser mais assertivo na abordagem. Para dar conta disso tudo, Lourenço compartilhou várias técnicas. Entre elas, destaque para os gatilhos mentais – escassez, prova social, oportunidade.
Embora vender seja importante, reter e fidelizar o cliente pode ser ainda mais. Por conta disso Lourenço bateu na tecla do relacionamento. “Gerenciar o relacionamento buscando o sucesso do cliente. Eu preciso entregar para ele a solução do problema, seja serviço ou produto. Feito isso, eu preciso acompanhar, pedir feedback”. Segundo ele, é preciso manter o diálogo com o cliente não só com o foco ou interesse na venda. Uma dica é compartilhar informações e dicas que possam ser do interesse dele.
Objetivo alcançado
Para a coordenadora do Núcleo Integrado de Comunicação, Veronice dos Santos, o objetivo foi alcançado. Segundo ela, a formação permite que os empresários, junto com as suas equipes de vendas, formatem estratégias e ações para melhorar o nível de confiança dos clientes. Ela entende que isso, na prática, vai aumentar o diferencial competitivo dos negócios, pois nada adianta investir em boas divulgações e campanhas, se a equipe não está preparada para ouvir e saber atender as necessidades, “as dores” dos clientes. Ela reforça que o município está carente de boas capacitações como a realizada e adianta que em breve outros eventos poderão ser realizados pelo núcleo.