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A efetivação de um programa de melhoria na gestão das empresas é o principal foco do Núcleo de Sustentabilidade da ACIC. Criado no mês de abril, o grupo iniciou as atividades em junho com 25 empresas e 50 participantes. Os encontros do Núcleo acontecerão uma vez por mês, com duração de quatro horas, e as ações terão foco nos temas que formam o tripé da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.
Alguns temas programados para esta primeira etapa são: sustentabilidade nos valores e na estratégia empresarial; gestão do relacionamento com stakeholders; ferramentas de diagnósticos e gestão da responsabilidade social empresarial; elaboração e implementação de planos de ação; relatórios de sustentabilidade e engajamento efetivo.
O coordenador do Núcleo de Sustentabilidade e diretor de Relações Institucionais da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, frisa que o grupo apresenta-se como uma grande oportunidade que a ACIC oferece a seus associados para tratar de um tema de fundamental importância para o sucesso das empresas: a sustentabilidade empresarial. “O objetivo é fortalecer as empresas participantes do Núcleo na gestão sustentável e a incorporação da responsabilidade social empresarial nas suas estratégias, conquistando e formando parceiros na construção de uma nova forma de fazer negócio e promover o desenvolvimento sustentável”, explana.
Na gestão das empresas que praticam a sustentabilidade, busca-se ser economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta. “Devemos ter uma estratégia para a sustentabilidade que nos conduz a uma economia de recursos, uma estratégia de alcance de uma nova base de consumidores e uma estratégia com o dom de ganhar, manter e aprimorar empregados, clientes e comunidade”, destaca Akimoto. De acordo com ele, o tema abrange todas as empresas, independente do seu porte. “Amparado pelo Projeto Empreender, que possui uma metodologia já consagrada, as ações irão proporcionar aos participantes do Núcleo uma grande capacitação e rica troca de experiências para poderem prosperar em seus negócios e atuar como atores do desenvolvimento sustentável”, acrescenta.
A diretora de Responsabilidade Social da ACIC, Márcia Berticelli, enfatiza que, com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado dos últimos anos, é imprescindível que as empresas adotem práticas de sustentabilidade, pois elas têm papel fundamental no desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas. Nesse sentido, o Núcleo de Sustentabilidade vem orientar para essa demanda.
Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar, de forma positiva, a imagem de uma empresa junto aos consumidores, que cada vez mais buscam produtos e serviços de empresas sustentáveis. “As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo. As empresas estão abandonando o modo individualista de trabalho para começar a pensar no coletivo, no interesse de todos, hoje e no futuro”, avalia Márcia.
ENGAJAMENTO
As reuniões do Núcleo demonstraram que existem diversas empresas engajadas no tema e que estão implementando ações efetivas. “Surpreendeu positivamente. Apesar disso, pode-se dizer que ainda engatinhamos para um desenvolvimento efetivamente sustentável, com ações e práticas que realmente façam a diferença e que sejam adotadas pela ampla maioria das empresas”, expôs o diretor de Responsabilidade Ambiental da ACIC, Djalma Aquino Azevedo.
A intenção com as reuniões e práticas do Núcleo é levar às empresas participantes aimplantação não apenas de ações sustentáveis isoladas, mas principalmente a uma gestão da sustentabilidade atrelada à gestão estratégica das empresas. Azevedo explica que o trabalho foi baseado em um modelo do instituto Ethos. “Isso foi dividido em 14 encontros, com temas específicos que serão apresentados através de conceitos e cases. Após, os representantes das empresas participantes devem desenvolver o que aprenderam nas suas próprias empresas”, relata.
O diretor especifica que o conceito de sustentabilidade está intimamente ligado à perenidade, não só da empresa como da sociedade como um todo. A prática da sustentabilidade é fundamental para se manter no mercado – é uma tendência, não um modismo. “Muitas empresas exigem gestão sustentável de seus fornecedores e isto cresce a cada dia, de tal forma que o mercado no futuro deverá ser feito somente de empresas que trabalham de forma sustentável”, opina Azevedo.
DEMANDA
A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Carla Martins de Almeida Basso, explica que os núcleos surgem como uma demanda externa e são criados mediante critérios e diretrizes do Programa Empreender. As possíveis empresas ingressantes alinham expectativas frente ao novo núcleo e, a partir daí, por meio de aplicação de metodologia especializada para a atividade, é elaborado um planejamento para atingir as expectativas e resultados esperados.
“O Núcleo de Sustentabilidade proporcionará aos demais nucleados e associados a visibilidade e a importância que a sustentabilidade está tomando nos ambientes organizacionais. Hoje, pensar em sustentabilidade é papel de toda e qualquer empresa, independente de área de atuação ou porte. Essa é primeira iniciativa de um Núcleo com o tema no oeste do Estado, o que nos fortalece como entidade e os nossos associados, que poderão contar com um núcleo que discute e se aperfeiçoa no assunto”, argumenta Carla.