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Em contagem regressiva para dias de sol, os nucleados do Núcleo de Parques Aquáticos da Associação Empresarial de Gaspar (Acig) finalizaram a preparação para reabrir os estabelecimentos depois de uma temporada de baixa procura por conta da pandemia. “Agora estamos definitivamente preparados e adequados para receber nossos visitantes. Estamos calcados de informação e de toda a estrutura de segurança que devemos oferecer para que os turistas se sintam confortáveis e desfrutem de momentos de lazer”, afirma Willian Stein, coordenador do Núcleo, formalizado dentro da Acig no último ano. “Sem dúvidas, nosso segmento sentiu de forma bastante significativa os impactos do isolamento social. Entendemos que foi necessário, por medidas de segurança em saúde, mas temos que ver o outro lado: a crise nos uniu e saímos mais fortalecidos, com a certeza de teremos uma temporada bastante promissora”, completa Willian.
Entre as ações, uma orientação bem detalhada sobre o Código de Defesa do Consumidor, oferecida pelo departamento jurídico da Acig, tratou sobre venda casada e a legalidade da taxa de rolha, questões bastante comuns neste tipo de estabelecimento. “Foi um momento oportuno para trazer informações relativas aos direitos e deveres não apenas do visitante dos parques, como também os inerentes aos empresários. Através de interpretações de dispositivos legais e analisando o entendimento dos Tribunais de Justiça é possível minimizar eventuais riscos e gerar resultados positivos para próxima temporada”, concluiu Larissa Schmitt, advogada e condutora da conversa.
A última ação, que sela a preocupação dos estabelecimentos em estarem em conformidade para atender o público, foi a capacitação em Guardião de Piscinas. O intensivo teve aulas teóricas e práticas e atendeu à Instrução Normativa 33 (IN33) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – que padroniza as medidas de segurança para piscinas e para áreas aquáticas recreativas que são fiscalizadas pela corporação catarinense. “Essa capacitação em grupo é um exemplo para a região. A fiscalização fica muito mais prática quando a preocupação maior dos donos dos estabelecimentos é a segurança dos banhistas. A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e os parques aquáticos de Gaspar estão em conformidade com essa normativa”, explica o tenente Levi Garcia Ribeiro, comandante do Corpo de Bombeiros de Gaspar – a corporação inclusive já realizou a fiscalização dos estabelecimentos, a fim de torná-los aptos a receber visitantes.
A capacitação com os Bombeiros teve o apoio técnico e financeiro do Sebrae/SC, através do Programa Empreender, desenvolvido com a Facisc. Presente no Programa Empreender, o Programa de Aceleração de Núcleos (Pan) teve o aporte de mais de R$ 3 milhões para subsídios em projetos de todo o Estado envolvendo produtividade, gestão empresarial e acesso a mercado e que atendessem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). “O objetivo do Pan é promover o aumento da competitividade entre as empresas. Aqui no Núcleo de Parques Aquáticos, o subsídio foi muito bem aproveitado, visando não apenas o crescimento dos negócios através de capacitação, mas principalmente com o foco em oferecer segurança aos visitantes dos estabelecimentos. Todas essas ações vão refletir a organização dos nossos parques e fazer com que eles sejam uma referência de atendimento e zelo com o visitante”, declara Edemar Ênio Wieser, presidente da Acig. Integram o núcleo de parques aquáticos da entidade os seguintes estabelecimentos: Cascanéia, Cascata Carolina, Cascata Berlin, Cascata Petry, Cascata Recanto Verde, Cascata Saltinho do Bem Bem e Cascata Recanto Arraial.