Compartilhe
O Programa Empreender, iniciativa catarinense para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, foi tema da reunião realizada na Facisc nesta quarta-feira, 15/3, da comitiva alemã de representantes alemães da Câmara de Artes e Ofícios da Alta Baviera (HWK).
O modelo do Programa foi inspirado na metodologia alemã e hoje está difundido em todo o Brasil e em diversos países. O presidente da Fundação Empreender, Jonny Zulauf, destacou que tudo começou há 30 anos com a Fundação Empreender, em uma história que mostra muito sobre parceria, relacionamento e cooperação mútua entre nações e pessoas. “É uma forma de agradecer e fortalecer os laços entre brasileiros e alemães, que culminaram com um dos estados que têm a cultura associativista mais forte no Brasil”.
O presidente da HWK, Franz Xaver Peteranderl, destacou os princípios do associativismo como cooperação mútua, solidariedade e objetivos comuns como os impulsionadores da parceria Brasil e Alemanha. “A parceria é um exemplo que deve ser seguido por outras localidades. A confiança é a base do trabalho em conjunto”, destacou.
O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destacou que o Programa Empreender tem um significado muito especial para a entidade. “O Programa é responsável por oxigenar todo nosso sistema, mas principalmente por ajudar micro e pequenas empresas a quebrarem o isolamento e desenvolverem negócios através de inciativas empreendedoras”. Essa é a essência do Programa Empreender: estimular e facilitar o trabalho colaborativo através dos Núcleos Empresariais para encontrar soluções e benefícios comuns.
Facisc atualmente está com mais de 37,5 mil empresas em Santa Catarina. Tem atuação em 280 municípios dos 295. E destacou
A Comitiva é composta além do presidente, pelo diretor geral responsável pelas áreas de Educação e Consultoria, Dieter Vierlbeck, e pela chefe do departamento de Comércio Exterior, Bárbara Peinel, e tem tem uma intensa programação organizada pela Fundação Empreender. Além da Facisc, a comitiva conheceu as associações empresariais de Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau e Bruque, entre os dias 13 e 17/3.
Bárbara Peinel, responsável pelo relacionamento entre Santa Catarina e Munique, É a primeira vez que vem ao estado.
A Fundação Empreender é uma instituição que nasceu da parceria entre as associações empresariais de Joinville, Blumenau e Brusque e a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK). É considerada o braço técnico da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), sendo responsável pela implantação do Programa Empreender em Santa Catarina, através dos núcleos empresariais, que atualmente é difundido em todo o Brasil pelo Sebrae Nacional e outras entidades. Hoje a Fundação é referência em educação empreendedora com o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), a realização de missões empresariais, Programa de Internacionalização de Empresas e Programa de Capacitação de Sucessores, entre outros.