Compartilhe
A comitiva organizada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) retornou ao Brasil motivada do seminário técnico sobre desenvolvimento econômico na região de Essen (Alemanha). Participaram do evento o vice-presidente dos Assuntos do DEL Facisc, Alexandre Rucheinsk, o supervisor da Facisc, Clovis Consoli, além de lideranças políticas, presidentes de Associações Empresariais, representantes do Programa Empreender (SC e MG) e agentes do DEL – Programa de Desenvolvimento Local dos municípios de Rio Negrinho, Schroeder, Iporã do Oeste.
Para Alexandre Rucheinsk, a realização da missão em Essen foi essencial para os municípios que estão em fase de implantação do Programa Del, ao permitir a aprendizagem de casos concretos e da metodologia para aplicar em questões pontuais. “O Consenso de Essen não para de produzir resultados, percebe-se a renovação de alguns membros, em todas as entidades visitadas, o que dá a certeza da continuidade do programa. Quanto aos participantes, ficou evidente o encantamento quanto ao envolvimento da sociedade em ações públicas, e de como o governo se deixa ajudar pelas ações privadas”, afirmou o vice-presidente da Facisc, Alexandre Rucheinsk.
“É interessante notar, por meio das palestras que participamos que os mecanismos criados para ajudar no crescimento da cidade funcional pontualmente graças ao empenho de todos. Aqui, batalha-se pela qualificação profissional, que não vem somente do governo, mas de parcerias com o público/privado. A indústria participa muito do processo de formação, inclusive supervisionando a formação da juventude. Essa formação proporciona um gerador positivo para o sistema social, que merece destaque”, afirmou o prefeito de Rio Negrinho, Julio Ronconi, integrante da comitiva do DEL.
De acordo com o presidente da ACI de Schröeder, Rogério Maldaner, a missão serviu para alavancar o DEL no município e pensar na questão Como pensar globalmente e agir localmente?“Em fevereiro do ano passado, a associação em seu planejamento estratégico teve a ideia de pensar o município para daqui a 20 anos. Encontramos no programa do DEL, difundido pela Facisc, a solução para isso. E mesmo com as turbulências políticas e econômicas no país, tivemos grandes avanços com o poder público municipal como a aprovação da lei que implementa o DEL e demais ações para a continuidade do projeto.”, ressaltou.
Maldaner conta que viagem proporcionou o conhecimento de diversas abordagens de desenvolvimento, novas ferramentas e conceitos para aplicar em Schröeder. “Vamos analisar nossos riscos e oportunidades, ver no que somos mais competitivos, para que a gente possa desenvolver e dinamizar a economia local da forma mais rápida possível e principalmente por um caminho mais adequado, que traga geração de emprego e renda e qualidade de vida, maximizando os recursos públicos”, enfatizou.
Para Maldaner um grande destaque da Missão do DEL foi conhecer os projetos de alta tecnologia – Alemanha é líder mundial nesse segmento – de conservação de energia, de lixo, e de reciclagem. “Saímos motivamos e agradecidos com o apoio da Facisc. Agora temos uma base de dados, de ideias e cultura para levar aos integrantes do DEL e liderar em conjunto com a nossa comunidade, empresas e poder público.”, concluiu.
A comitiva conheceu o trabalho da Câmara de Artes e Ofícios de Essen, o consenso, políticas de geração de emprego e cooperação; projetos de atração de investimentos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, setor responsável por América Latina com apoio a novos empreendedores, serviços e cooperação com o Brasil.
Os participantes tiveram a oportunidade de realizar visita técnica ao GENO Bank Essen, eleito por diversas vezes o melhor banco da cidade, além da incubadora Tripple Z, criada no âmbito do programa para o desenvolvimento local.
Al Invest
A Missão Empresarial do DEL contou com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0. A Facisc é uma das 22 entidades na América Latina contempladas para realizar o Programa, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina. A missão atende a atividade de desenvolvimento sustentável.
Fotos do evento: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1540100956040421.1073741890.385984371452091&type=1&l=8372cb3ab3
Com informações de Luzardo Chaves