Compartilhe
Um grupo de empresários e lideranças do poder público de Santa Catarina participa na próxima semana, de 12 a 18/9, de uma missão diferente voltada para inovação e tecnologia. O destino será a tranquila e pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí em Minas Gerais, conhecida como o Vale do Silício Brasileiro. Mas a tranquilidade desta cidade traz outra característica impressionante. É uma cidade ligada à tecnologia e à inovação desde a década de 60, quando foram criados a Escola Técnica de Eletrônica (ETE), o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, e a FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação, três dos responsáveis por transformá-la em um polo gerador e que atrai mentes inovadoras.
Promovida pela Facisc em parceria com o Conselho Estadual de Inovação (Ceni), a missão terá como tema central informações e experiências em inovação e tecnologia de vanguarda no Brasil. Os participantes poderão conhecer na prática a inovação no Vale do Silício brasileiro e participar do principal festival de inovação da América Latina, o HackTown, protagonista da primeira casa TIM 5G no Brasil. Além disso, poderão conhecer o forte ecossistema de startups com incubadoras e processos de aceleração reconhecidos nacionalmente, fazer contato com mentes brilhantes de profissionais dos mais diversos países e aprender os programas de grandes empresas multinacionais, como Facebook, Google, Ericsson e Huawei. E para encerrar o programa da missão, poderão visitar a rota do café para conferir ao vivo as soluções tecnológicas inovadoras, “experiência da xícara ao pé”, melhoria de processos do plantio até a manufatura de café especiais, tudo dentro de uma rica agenda cultural que vale a pena conferir.
Santa Rita do Sapucaí
Hoje, o município abriga mais de 160 empresas de tecnologia, ganhando o apelido de “Vale da Eletrônica”. Tudo isso sem perder aquele clima de cidade do interior, com gostinho de comida feita no forno a lenha e de café quentinho passado na hora. É neste lugar que o grupo vai estar imersos para trocar ideias e trazer para Santa Catarina boas práticas de referência mundial de inovação e tecnologia. Além de visita às empresas, instituições e iniciativas, o grupo vai participar do evento HackTown 2022. Um evento com mais de 800 palestras, showcases e workshops simultaneamente em um polo de inovação totalmente improvável.
Segundo o prefeito de Santa Rita de Sapucaí em Minas Gerais, Wander Wilson, a cidade tem uma tradição que foi construída nos últimos 60 anos. “A ponte a ser consolidada com Santa Catarina tem tudo para dar bons frutos. A inovação é a única alternativa para o Brasil. A palavra é forte, mas é esta mesmo”. Santa Rita do Sapucaí tem uma longa experiência em parcerias público-privadas a exemplo dos projetos Cidade Criativa e Cidade Feliz e Criar Pontes.
Luciana Homrich, coordenadora do Ceni, Conselho dos Núcleos de Inovação da Facisc, explica que a missão chegará em Santa Rita na próxima segunda, 12/9, para conhecer o sistema de inovação de Santa Rita de Sapucaí. “Vamos participar do Hacktown,e além disso será uma missão para conhecer o sistema de inovação de Santa Rita de Sapucaí”.
Dirceu Mattos, sócio da Conecta Projetos e Infotekton, que vai integrar a missão, disse que a expectativa de Santa Catarina é conhecer, trocar informações e consolidar parcerias.
Ade Dalla Cort, prefeito da cidade de Galvão em Santa Catarina, destacou que a cidade vai em busca de inovação principalmente em educação. “Nós de municípios pequenos precisamos sempre estar atentos a iniciativas que fazem mudar a realidade e trazer mudanças significativas que tragam melhor qualidade de vida”.