Compartilhe
‘A vida é além da caixa’ esta frase foi repetida e refletida em diversos momentos da tarde de ontem, terça-feira, 19 de julho, durante o IV Fórum de RH, promovido pela Associação Empresarial de Brusque. O evento, que teve como tema ‘RH como protagonista de mudanças’, contou com a parceria da Unimed Brusque, do Instituto Modhu e da ABRH-SC e foi ministrado pela consultora máster em Desenvolvimento Organizacional, Susan Alberttoni.
O presidente da Unimed Brusque, Dr. Carlos Germano Ristow abriu o encontro, agradecendo a presença de 80 profissionais de RH de empresas de Brusque e região, que atenderam o convite para troca de ideias e experiências.
A diretora de Núcleos da ACIBr, Suzymeri Ogliari, deu as boas-vindas aos participantes em nome do presidente da entidade, Halisson Habitzreuter, e destacou a necessidade das empresas se movimentarem para um novo modelo de RH.
Shirlei Rescarolli, do Instituto Modhu, relembrou os temas já trabalhados nas edições anteriores do Fórum, como recrutamento e seleção, retenção de talentos e competências do RH no século XXI. “Estamos em uma crescente a cada ano, porque contamos com a contribuição de todos vocês. Obrigada por participarem conosco em mais uma edição”, ressaltou.
RH Protagonista
Segundo Susan Alberttoni, a ideia do fórum foi refletir com os profissionais de RH a complexidade do momento organizacional e a importância do papel do RH como protagonista de mudança, de estar à frente da demanda, se reinventar para atender os novos perfis de trabalhadores que surgem a cada dia. “O que buscávamos nesse fórum era provocar uma reflexão e eu saio muito satisfeita não só pelo número de pessoas que a ACIBr foi capaz de reunir nesse evento, mas pela qualidade da participação. Tivemos um fórum de protagonistas conversando sobre protagonismo. O nível da participação, do interesse, do compartilhamento que aconteceu aqui foi de uma qualidade que não temos encontrado em outros fóruns que temos feito. Saio surpresa e muito feliz de ter em Brusque, através da ACIBr, um espaço para que as pessoas possam conversar, compartilhar e criar sistemas protagonistas para organização”, enfatizou.
A consultora ressaltou durante todo fórum que a ferramenta mais poderosa do RH é o diálogo, e promoveu algumas dinâmicas com os participantes, que puderam colocar no papel e expor em seguida para todo o grupo suas ideias. “São muitas as barreiras que o RH enfrenta dentro das organizações. Barreiras de hierarquia, de modelo mental, de cultura, de limites, financeiras, mas quando o RH se coloca como protagonista, ele transforma todas essas barreiras em plataformas de voo, eu acredito nisso”, destacou.