Compartilhe
Um projeto inédito para o município de Ipuaçu, localizado no Oeste de Santa Catarina vai envolver alunos, professores e famílias na área da sustentabilidade. O projeto “Com Bons Óleos” tem como objetivo coletar e reciclar o óleo de cozinha gerado na cidade. A ideia nasceu com a Câmara Técnica de Educação e Sustentabilidade, que faz parte do Programa Gente Catarina, desenvolvido na cidade com a metodologia DEL, e vem dar mais impulso na questão da sustentabilidade, já bem trabalhada no município com outros projetos como a cooperativa de reciclagem e o de educação ambiental nas escolas.
Através de parcerias entre as escolas municipais e estaduais e as famílias, mães de alunos aprenderão como fazer o processo de aproveitamento da gordura e os alunos irão trabalhar o empreendedorismo. Com a arrecadação das vendas do sabão, os alunos conseguirão de juntar dinheiro para viabilizar uma viagem de estudos. A ideia é que o projeto esteja em execução no segundo semestre após as férias escolares de julho. Além disso, com os recursos do projeto, as escolas conseguirão atender a necessidade de trazer profissionais para trabalhar a parte da ansiedade com os adolescentes e a prevenção ao uso de drogas e álcool.
O projeto surgiu com a união do poder público, entidades e lideranças locais através do Programa Gente Catarina, desenvolvido por meio da metodologia DEL e traçaram metas até o ano de 2040. Segundo Angélica Vuelma, a agente de Articulação do DEL em Ipuaçu, o projeto Com Bons Óleos é um exemplo dentro da mobilização feita na cidade elencando os pontos fortes e de melhoria. “A metodologia DEL foi imprescindível para a nossa cidade para pensarmos a longo prazo, e conseguirmos assim definir metas estratégicas a partir do diagnóstico”, explica.
O programa Gente Catarina
Impulsionado pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (SICOS), em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e utilizando a metodologia DEL, o Programa Gente Catarina tem como objetivo elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todos os municípios Catarinenses para um patamar mínimo de 0,7.