Compartilhe
Energia fotovoltaica, eólica e biodigestor foram os assuntos em destaque na última quarta-feira (20/4) no I Seminário de Energias Renováveis de Iporã do Oeste. O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas de vários municípios da região e foi uma das primeiras ações do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), um projeto da Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC) que tem as Associações como protagonistas na promoção do desenvolvimento das cidades.
Na ocasião, os palestrantes Felipe Angheben e Marcos Berwanger, da AnB Energia, falaram sobre os desafios e oportunidades para pequenas e médias empresas, com relação à Energia Solar. Já Rafael Nunes, da WEG, apresentou a eficiência energética e energias renováveis e finalizando a noite, Dalvir Maguerroski, da Eletrosul, abordou a energia renovável a partir do resíduo da suinocultura e a sua viabilidade econômica e ambiental.
Articuladora do DEL no município, a Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste (ACIIO), foi uma das apoiadoras do evento que foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento da cidade.
Com o grande potencial do município para a geração de qualquer tipo de energia, o objetivo dos representantes do Conselho de Desenvolvimento de Iporã do Oeste com o evento fomentar a atividade que promete trazer resultados diretos aos investidores.
A ideia é buscar as três formas em que o Município mais se adaptaria, como por exemplo, a Energia fotovoltaica, energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos, pois quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
O Programa DEL
O Programa Desenvolvimento Econômico Local tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento das cidades catarinenses. Através do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico.
É uma iniciativa da FACISC – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina e das associações empresariais catarinenses. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ) são parceiros na realização do Programa.