Compartilhe
Parceria entre ACIC e Unochapecó levou seis empresas associadas à entidade para participar da disciplina
A Associação Comercial, Industrial, Agronegócios e Serviços de Chapecó (ACIC) mantém uma parceria com o curso de Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) na disciplina de Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx). Na última semana, os acadêmicos apresentaram os resultados do plano de marketing desenvolvido neste semestre.
Seis empresas associadas à ACIC participaram da iniciativa: Chapecó Personaliza Porcelanas Corporativas, Contaseg Contabilidade e Seguros, Dimec Mecânica Automotiva, Gráfica Code, Teixeira Metal Art e Zaro Persianas e Decorações.
Eduardo Teixeira da Rosa é proprietário da Teixeira Metal Art e frisou que a ABEx veio no momento certo para ele. “Foi uma experiência incrível receber os alunos aqui na minha empresa. O intercâmbio de informações foi muito rico. Claro, eles estavam desenvolvendo um projeto para me ajudar, mas quando existe essa conexão e esse contato entre as pessoas, ambos os lados ganham,” afirmou.
O entrevistado destacou a experiência enriquecedora de receber os alunos em sua empresa como parte de um projeto colaborativo. Segundo ele, a troca de informações foi valiosa, beneficiando ambas as partes envolvidas. Um exemplo marcante foi o caso de uma aluna que, inspirada pelas conversas, decidiu abrir seu próprio salão de beleza. Ela já realizava atendimentos em casa, todavia por meio da interação, alugou um espaço físico e iniciará o negócio.
O projeto também teve um impacto direto nos planos pessoais de Teixeira, que está em uma fase de mudanças. Ainda mencionou a preocupação em se posicionar melhor nas redes sociais. A iniciativa chegou no momento ideal, permitindo que ele estruturasse um plano de marketing para o próximo ano, alinhando suas estratégias com os aprendizados proporcionados pelo trabalho conjunto com os alunos.
Para o diretor de relacionamento comercial da Contaseg Contabilidade, Jair Schwambach, a participação na ABEx, proporcionou uma nova perspectiva sobre o marketing da empresa. “Durante o programa, percebemos a importância de revisar práticas do dia a dia que, muitas vezes, passam despercebidas, como o reposicionamento de marca, a limpeza visual das redes sociais, a frequência e os temas das postagens, além do comportamento pessoal na gravação de vídeos.”
A coordenadora do curso de Administração e professora ABEx V, Gilseli Molozzi, explicou que a parceria entre o curso superior e a ACIC ocorre desde 2015 e se encaixou na disciplina ABEx. “Nos reunimos com a empresa, apresentamos o projeto e as etapas, além de discutir as informações que serão necessárias. Alinhamos as expectativas para que o empresário saiba quais serão os passos até a entrega dos resultados,” realçou.