Compartilhe
A Associação Empresarial de Concórdia (ACIC) realizou a reunião mensal no final da tarde da segunda-feira, dia 06. Na oportunidade, foram tratados diversos temas de interesse da classe empresarial. O encontro contou com a presença do gerente regional do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Claiton Casagrande.
Casagrande fez uma explanação sobre o atendimento do IMA na região de Concórdia. Destacou o empenho do órgão para dar celeridade aos projetos de licenciamentos ambientais. O gerente do Instituto pontuou os avanços que ocorreram nos últimos anos, mas também reconheceu que ainda é preciso avançar mais. A gerência local conta atualmente com nove técnicos em cinco diferentes áreas.
Claiton Casagrande expôs aos empresários as dificuldades enfrentadas no dia a dia, mas também enfatizou o progresso que houve na liberação dos licenciamentos para a suinocultura, argumentando sobre a redução no tempo de resposta aos produtores.
O presidente da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), Cláudio Redin, colocou a entidade à disposição do IMA, em caso de necessidade de reforços para o órgão. Historicamente, a ACIC tem cobrado das autoridades melhorias no Instituto do Meio Ambiente.
A Regional do IMA de Concórdia é uma das mais demandadas do estado. Por ser uma região vocacionada para o agronegócio, muitos são os processos relacionados ao encaminhamento de licenças para as propriedades rurais. Além disso, a classe empresarial se ressente de uma agilidade maior na liberação das licenças ambientais para a construção de novas plantas industriais ou mesmo para projetos de expansão.
O diretor para assuntos de turismo da ACIC, Josemar Sartoretto, voltou a defender uma política de acessibilidade ao lago da Usina Hidrelétrica de Itá, destacando a importância desse processo para o fortalecimento do turismo regional.
Durante o encontro, os diretores da ACIC tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao gerente regional do IMA, interagindo e propondo sugestões para agilizar as atividades do órgão ambiental.
Outro tema de relevância tratado na reunião mensal da ACIC foi a Lei de Liberdade Econômica. A Lei garante o direito que as pessoas possuem de desenvolver atividades econômicas, trabalhar, gerar reservas e investir sem muita interferência do Estado, aliviando o peso da burocracia sobre o empreendedor. Dessa forma, o cidadão pode colocar em prática uma ideia de empreendimento com total autonomia, criando não só uma atividade, mas também gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento econômico de um jeito mais rápido e simples.
Ainda durante a reunião mensal, foram tratados temas como: a reunião com representantes da FACISC e CELESC sobre as constantes quedas de energia na região; a Expo Concórdia 2023, que será lançada nesta semana; o Selo Cidade Educadora (conferido ao Município de Concórdia); a reunião de sensibilização para a formação do Núcleo e-commerce, a apresentação dos dados do IBGE, o Dia Mundial da Limpeza, que será em setembro; a criação da Instância de Governança Regional (IGR) e a aula inaugural do curso de Medicina da UNC Concórdia.