Compartilhe
A galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebe a partir desta sexta-feira, 29, as obras da artista Cleusa Soares. Intitulada “Natureza Viva”, a mostra, que será aberta oficialmente às 19h30min, é composta de telas feitas pela pintora gaúcha Cleusa Soares, que transformou em obras de arte frutas, flores, taças de vinho, entre objetos utilitários de metal, cristal e porcelana.
Cleusa Soares nasceu em Pelotas, em 1950. Estudou pintura acadêmica com o pintor uruguaio Nestor Marques Rodrigues nos anos 60. Residiu por quase 50 anos em Criciúma e há cinco anos está em Florianópolis, onde mantém um ateliê.
Além de realizar exposições individuais e participar de mostras coletivas em diversos estados do país, a artista também possui obras em acervos particulares no Brasil, Chile, Itália, França, Alemanha e Estados Unidos. Neste ano, a artista celebra 60 anos de profissão.
Cleusa se diz “sensível às coisas cotidianas” e que a arte da pintura é como respirar e sentir a luz da vida. “É meu momento íntimo com a arte. Vou ao mercado, escolho as flores e frutas da estação e as utilizo como modelo em meu ateliê. Por isso, intitulei esta coleção de ‘Natureza Viva’”, pontua.
As pinturas de Cleusa Soares demonstram uma qualidade que se assemelha à fotografia de alta resolução, capturando minuciosamente todos os detalhes de suas composições. Ela traz à tona elementos acadêmicos em uma abordagem contemporânea, destacando-se especialmente na representação de efeitos de luz e sombra, na criação de texturas realistas e na exploração de uma paleta cromática exuberante.
Recital
A abertura da exposição contará ainda com a apresentação do Duo Carvalho-Oliveira, formado pelos músicos Jaison Alexandre de Oliveira e Weliton Carvalho, com o espetáculo “Brasilidades para Viola e Piano”.
Jaison Alexandre de Oliveira é violista, professor e produtor, bacharelando do curso de Música da Udesc. Teve o primeiro contato com a música na Orquestra de Cordas do Bairro da Juventude e posteriormente ingressou na Camerata Criciúma e no Opus Quarteto. Participou de diversos festivais, oficinas e encontros de música no Brasil. Em 2019, participou da quarta edição do Fiato ao Brasile, festival de música que ocorreu em Faenza, na Itália.
Weliton Carvalho é graduado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Lecionou piano na Escola de Artes de Chapecó, colaborando em recitais de música de câmara. Atua em grupos como pianista colaborador e camerista. Atualmente, é mestrando em Processos Criativos no Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc/Centro de Artes, Design e Moda.