Compartilhe
O associativismo como ferramenta para aumentar a competitividade das empresas e reduzir as desigualdades sociais será divulgado de 23 a 27 de abril em uma ação coordenada em todo o estado com a primeira Semana dos Núcleos Empresariais Catarinenses.
Por meio de cursos, workshops, palestras, conteúdos relevantes e ações locais voltadas para a classe empresarial a Facisc disseminará boas práticas de gestão para o aumento da competitividade dinamizando e fortalecendo assim o trabalho realizado pelos Núcleos Empresariais do Sistema Facisc, estendendo o conhecimento e vivência a toda a comunidade empresarial.
A mobilização será realizada pelas Associações Empresariais de Santa Catarina ligadas a FACISC, em diversos municípios por meio da mobilização dos Núcleos Empresariais e assim promover os benefícios do associativismo para reduzir a desigualdade na América Latina a partir do fortalecimento do setor empresarial.
Hoje presidente da ACIC Chapecó, Cidnei Luiz Barozi, é exemplo do resultado do associativismo. “Quando comecei meu negócio queria muito sobreviver no mercado, mas quando conheci o associativismo vi a oportunidade de além de sobreviver poder ter um alicerce que permite não só a empresa crescer, mas também encontrar soluções coletivas para problemas comuns, pois a concorrência hoje é global e não somente local. O nosso grande desafio é mostrar que todos lutam para manter suas empresas, mas juntos conseguimos melhores resultados. Hoje dedico muito mais do meu tempo ao associativismo, mas também aprendo muito mais a cada dia, pois tenho a oportunidade de compartilhar e conhecer muitas ideias”, explica Barozi.
Segundo o representante, o associativismo dá oportunidade para todos e as ações do movimento associativista repercutem na sociedade dando credibilidade para que as entidades contribuam e possam promover mudanças, destaca Cidnei o presidente da ACIC Chapecó.
No associativismo desde 1998, o empresário do setor mecânico em São Miguel do Oeste, Sérgio Spier também relata que tudo praticamente mudou na sua empresa depois que começou a participar do Núcleo de automecânicos da Acismo. “Por meio do Núcleo comecei a participar de Feiras no estado, missões empresariais e também adquiri mais conhecimentos técnicos e de gestão, pois ficou mais fácil o acesso a cursos e outras capacitações. Os concorrentes também deixaram de ser concorrentes, pois o associativismo me fez perceber que somos todos os parceiros”, declara.
Além disso, Sérgio também lembra que as informações começaram a chegar mais rápido e pôde aprender com os demais como fazer alguns procedimentos diferenciados. “Cada mecânico tem sua forma de fazer e no Núcleo trocamos muitas informações e aprendemos uns com os outros. Através do núcleo pude identificar qual era a necessidade do mercado e vi que o que todos faziam não me atraia, mas sim o que não estavam fazendo e que eu poderia fazer. Desta forma, aumentei meu nicho de produtos e atendimentos e me especializei em resolver problemas que os demais não conseguiam. Hoje minha empresa não busca clientes fora, mas presta serviços para as demais empresas e nosso maior rendimento vem dos nossos parceiros”, relata.
A Semana dos Núcleos
Os cursos, workshops, palestras, conteúdos relevantes e ações locais voltadas para a classe empresarial acontecem em três diferentes linhas de ação com eventos presenciais divididos em cursos, workshops e palestras onde autoridades em temas empresariais compartilharão conhecimento e vivências, falando sobre as suas dificuldades e como conseguiram superar os desafios.
A segunda linha seguida será de conteúdos relevantes para serem compartilhados em materiais abordando: inovação, marketing, empoderamento feminino, produtividade e qualidade, gestão ambiental, recursos humanos, políticas de financiamento, responsabilidade sócio empresarial. A última linha será de ações e eventos realizados nas regiões onde a Semana dos Núcleos Empresariais acontecerá envolvendo toda a comunidade local.
“Trabalhamos diariamente para promover o associativismo e fortalecer o empresariado por meio das entidades e dos Núcleos e esperamos com esta ação coordenada que irá ressaltar dar visibilidade aos resultados que conquistamos diariamente e atrair novos adeptos para o associativismo como um aliado para o desenvolvimento sustentável dos negócios”, destaca o Vice-Presidente para o Programa Empreender da Facisc, Allan Edgard Kreutz.
Os eventos serão abertos a empresários ligados ou não aos Núcleos Empresariais e também para empreendedores que desejam transformar o mundo começando pela sua cidade. Para participar preencher o formulário para nucleados AQUI ou empreendedores não nucleados AQUI.
A Semana é uma ação da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), com o apoio da União Europeia através do Programa AL Invest 5.0, CAINCO e do SEBRAE-SC.
O PROGRAMA Al-Invest 5.0
O Al-Invest 5.0 é a mais importante cooperação internacional financiada pela União Europeia para o setor empresarial da América Latina que é gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (Cainco), na Bolívia, e tem por objetivo a redução da pobreza na região e a melhoria na produção de micros, pequenas e médias empresas. A Facisc é a entidade selecionada em Santa Catarina para desenvolver projetos de sustentabilidade econômica.
SUSTENTABILIDADE
A FACISC participa e apoia os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que são uma agenda global que compreende 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Abrangentes, integrados e universais, os objetivos incluem temas transversais que exigem amplas parcerias e articulação multissetorial. A Semana dos Núcleos é uma prática da aplicação dos ODS1, 5 , 8 e 17.
SOBRE OS NÚCLEOS EMPRESARIAIS
Os Núcleos fazem parte do Programa Empreender. Uma estratégia que estimula a competitividade empresarial e que há 25 anos cresce e se fortalece para auxiliar no desenvolvimento das empresas catarinenses, o Empreender é o associativismo na prática.
O Programa reúne mais de 7.200 empresas catarinenses por meio de 520 núcleos empresariais de 56 segmentos diferentes da economia que participam em 90 Associações empresariais, onde têm acesso à informação, inovação e conteúdos que favorecem o crescimento e a sustentabilidade empresarial.
O objetivo deste trabalho é contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, promover o associativismo e o desenvolvimento do negócio através de inciativas empreendedoras.