Compartilhe
Evento contou com a diretoria do Conselho, representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e do Programa Empreender
O dia do aniversário do Conselho Estadual dos Jovens Empreendedores (CEJESC), da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), agora, também marca o Dia Estadual do Jovem Empreendedor. Com a sanção da lei estadual que estipula a data, o último 9 de abril, quarta-feira, foi o primeiro da história a ser celebrado, na sede da Federação. O presidente da entidade, Elson Otto, recebeu a diretoria do Conselho, representantes do Governo do Estado de Santa Catarina e do Programa Empreender para o evento.
“Eu sempre digo que um dos primeiros núcleos que devem ser formados nas associações é o de jovens. Porque o jovem empreendedor de hoje é o futuro presidente de associação, da federação, vereador, prefeito etc.”, destaca Otto.
Representando o deputado estadual que propôs o projeto de lei que culminou na criação da data, Oscar Gutz, o assessor parlamentar Tiago Martins explica que o Dia Estadual do Jovem Empreendedor é muito mais do que uma celebração.
“Quando procurado pelo CEJESC, no ano passado, o deputado realmente quis abraçar essa ideia, porque ele entende que o jovem é o futuro, quando não o presente. E quer que a data seja um marco para que se pensem em formas de apoiar estes jovens que estão começando no empreendedorismo”, ressalta Martins.
O secretário adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento, representando o Governo do Estado de Santa Catarina, Lucas Amâncio, reforça que a data visa incentivar o jovem empreendedor catarinense: “A data busca, obviamente, o desenvolvimento a partir das bases do empreendedorismo jovem, que tem energia e disposição para impulsionar a economia do estado”.
Missão nobre – O gerente de competitividade do SEBRAE, Jackson Andrade, representando a diretoria da instituição, que apoia o Programa Empreender, relaciona a missão do Conselho com a do SEBRAE.
“O CEJESC tem como missão integrar e capacitar jovens empreendedores, e o SEBRAE tem como missão impulsionar o empreendedor ao sucesso. A junção dessas duas atuações aumenta muito a probabilidade desses jovens alcançarem o sucesso e é pra isso que estamos aqui todos os dias”, avalia Andrade.
Aos 26 anos, o CEJESC – criado em 1999 como FACISC Jovem – é referência em capacitação e integração de jovens empreendedores em Santa Catarina. Está presente em mais de 70 municípios catarinenses. Bruno Grossl, que preside o movimento, comemora a conquista.
“É uma data que nos presenteia, em forma de reconhecimento, por todo trabalho que realizamos, com formação de lideranças, geração de negócios e networking, em todo o estado”, celebra o presidente do CEJESC.