Compartilhe
De acordo com os indicadores da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), a recessão econômica associada à crise política tem contaminado cada vez mais o mercado de crédito. Neste contexto de instabilidade, a expectativa é de que em 2016 a inadimplência do consumidor atinja a marca dos 6,5%, com base nos dados do Banco Central.
Com o objetivo de proporcionar aos empresários meios mais seguros para otimizar as decisões dos seus negócios e assim contribuir com a sustentabilidade da economia dos municípios, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) , em parceria com as Associações Empresarias, vem realizando desde março rodadas de palestras sobre análise de crédito e os diferenciais oferecidos pela parceria com a BOA VISTA SCPC, solução disponibilizada pela Federação desde dezembro de 2015.
Na última semana foram realizadas palestras na região Oeste, orientando cerca de 200 empresários dos municípios de Chapecó, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Quilombo, por meio de um bate-papo com o especialista e gerente regional da rede Boa Vista SCPC, Ricardo Albuquerque Brasil. Nos próximos meses, os eventos serão realizados nas regionais Meio Oeste, Noroeste e Extremo Oeste. De acordo com Albuquerque, Nada Consta não é o suficiente para liberar crédito ao cliente.
A expectativa da Federação é expandir a solução para mais Associações Empresariais, proporcionando aos empresários de todo Estado novos meios de proteger os negócios e evitar a inadimplência. “Diante um mercado em crise, é fundamental ter informações adequadas para auxiliar o empresariado que se expõe ao risco de inadimplência. Por isso oferecemos a nova solução Boa Vista SCPC, pois vemos no Bureau Boa Vista uma aliada no compromisso de promover a inovação e disponibilizar informação personalizada em todos os ciclos de negócio, ajudando o empresário de pequeno, médio ou grande porte a vender com segurança”, destaca Marcelo Noronha, vice-presidente de soluções da Facisc.
PANORAMA DO MERCADO
Nos últimos 12 meses (acumulado entre junho de 2015 e maio de 2016), a inadimplência do consumidor cresceu 3,2%, segundo dados da Boa Vista SCPC. No acumulado do ano a elevação foi de 3,5% quando comparado ao mesmo período em 2015. Para o Boa Vista SCPC, o desemprego tem contribuído decisivamente para a piora do orçamento das famílias e tem levado, consequentemente, a uma elevação dos atrasos nos pagamentos de dívidas e contas em geral. Para diminuir o risco de inadimplência em sua carteira de clientes, o processo de análise de crédito vem ganhando força e importância dentro das empresas.
Legenda foto: A Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou na noite de quarta-feira (24) a palestra “Nada consta. Ainda há riscos para a sua empresa?”.