Compartilhe
Nesta terça-feira (22), a Acib, em conjunto com Intersindical Patronal, OAB, Ampe, Codeic e CDL de Blumenau, enviou ofício aos 16 deputados federais e três senadores por Santa Catarina, além do ministro dos Transportes e do diretor regional do DNIT/SC, solicitando que exerçam pressão para que a obra de duplicação da BR-470 não pare e que o prazo de conclusão permaneça para 2017.
O documento cita o estudo custeado pela FIESC, que analisa o andamento das obras de duplicação do trecho entre Navegantes e Indaial, que foram contratadas em quatro lotes, entre julho de 2013 e junho 2014. O valor total dos contratos é de R$ 860 milhões, com conclusão inicialmente prevista para outubro de 2017. O trabalho constata que o atraso nos processos de desapropriação de imóveis e o contingenciamento de recursos já levou ao abandono das obras em alguns trechos.
“O contingenciamento de recursos e a demora nos processos de desapropriação já levaram ao abandono de trechos da obra de duplicação da BR-470, com a demissão de trabalhadores ligados às empreiteiras contratadas para o serviço. O quarto lote, que teve seu contrato assinado no fim de 2013, ainda não teve suas obras iniciadas”, aponta o ofício, seguindo: “Esta obra é fundamental para Santa Catarina. Só que a obra não avança. A continuar desse jeito, ganhará novos e incontáveis capítulos considerando o programa de concessão e as questões jurídicas e burocráticas envolvidas. A região não aguenta mais tanta mentira e omissão das autoridades. A região que é uma das mais ricas de SC está sendo prejudicada no seu desenvolvimento e qualidade de vida de sua população”.