Compartilhe
Nos dias 5 e 6 de julho, o Sibara Flat Hotel, em Balneário Camboriú, foi palco da 5ª edição do Encontro Empresarial da Acibalc, evento que marcou os 14 anos da entidade e abriu as comemorações de 52 anos de Balneário Camboriú, reunindo nomes de peso do turismo nacional e regional, empresários, representantes de entidades e autoridades. Sem dúvida, um dos pontos altos desta edição foi o painel que discutiu o turismo no estado e contou com a participação do presidente da Santur, Valdir Walendovski, o CEO do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, o presidente da ABEOC de Santa Catarina, Lucas Schweitzer, entre outros nomes de grande relevância no meio.
O evento contou com a presença da vice-presidente de turismo , Magda Bez, e do presidente em exercício da Facisc, Jonny Zulauf.
Assuntos como o planejamento, a promoção do destino, os produtos turísticos e principalmente o Centro de Eventos, aguardado há mais de 20 anos pelo trade turístico, foram debatidos e trazidos à tona por aqueles que mais entendem do assunto. Para Ciça Muller, o papel da associação empresarial é justamente esse: articular o encontro destas lideranças e promover esse debate e essa troca de experiências.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem àqueles que foram pioneiros e têm em sua história uma relação especial com Balneário Camboriú. Marlene Buratto, que implantou o Curso de Turismo & Hotelaria da Univali foi homenageada com a entrega da medalha Baltazar Pinto Corrêa pelo seu empreendedorismo social. A surpresa ficou por conta do segundo nome homenageado, que foi mantido em sigilo até o último momento: Osmar Nunes Filho, o Mazoca, Diretor do Hotel Marambaia e da Marambaia Veículos.
Criatividade: palavra chave no turismo
A palestra que abriu o evento “Turismo – Principal Destino de Grandes Negócios; O quê você pode ganhar com isso?” no dia 5, foi conduzida pela Vice-presidente de Turismo da Facisc, Mágda Bez, que apresentou um diagnóstico do turismo no estado. Ela exaltou que o turismo é a indústria que mais cresce mundialmente e que representa 10% do PIB do Brasil, mas lembrou que ainda há muito o que melhorar. Pensando nisso, a Federação realizou uma pesquisa junto ao trade catarinense e está lançando um projeto piloto que funciona como uma cadeia criativa que irá construir roteiros turísticos temáticos.
A segunda palestra da noite foi com o empresário Carlos Cappelini, da Girus Soluções em Turismo, que exaltou a importância dos Destinos Turísticos Inteligentes. Ele defendeu que o futuro do turismo é investir nas novas tecnologias de informação, buscar melhorar a qualidade de vida do destino e das experiências turísticas e ainda criar espaços inovadores.
Quem encerrou a primeira noite foi o ex-prefeito de Gramado-RS, Pedro Bertolucci. O político, que instituiu o Natal Luz e ganhou o prêmio do Sebrae de prefeito empreendedor do Sul do Brasil, contou que antes do turismo tornar-se a principal matriz econômica da cidade, o que gerava renda para o município era uma fábrica de calçados do qual 73% dos moradores dependiam dela. Hoje 90% dependem do turismo. Anualmente, Gramado recebe cinco milhões de turistas, número que dobrou em relação com 2008. “Hoje nós vendemos Gramado como uma grife, uma marca. Já temos os nossos produtos, como o chocolate, o artesanato, o estilo arquitetônico, nossos móveis e principalmente: os eventos. Acontecem cerca de 300 todos os anos, como o Festival de Cinema, Festa da Colônia, Festa das Hortênsias, entre outros”, explica.
“A cidade como nossa casa”
Geninho Góes, Presidente da BNT Mercosul, conduziu a palestra de abertura no dia 6, trazendo o turismo como atividade econômica e ressaltando a importância do turismo de eventos, que tem sua alta justamente no período de baixa temporada em Balneário Camboriú. “O importante de um destino turístico é aliar o produto que temos ao público que queremos”, diz.
Fechando o circuito de palestras, o Presidente Executivo do Convention de São Paulo, Toni Sando, apresentou alguns dados da entidade que comanda, que é o 1º Convention do Brasil, e compartilhou sua experiência sobre o mercado de eventos e sobre o turismo de negócios. Sando destacou o quanto as pessoas expõem cada vez mais as experiências com o destino na internet, a importância da criatividade para se destacar neste meio competitivo e a importância das ações integradas. “A gente perde oportunidades o tempo todo. As pessoas precisam entender que a cidade é como nossa própria casa, que todos precisam trabalhar pelo destino e que as ações integradas precisam sair do papel”, finaliza. O evento finalizou com a Sessão de Negócios promovida em parceria com o Sebrae e contou com a participação de aproximadamente 100 empresas.
Crédito das fotos: João Souza