Compartilhe
A rotatividade de colaboradores é um dos desafios enfrentados por micro e pequenas empresas, que muitas vezes não conseguem entregar benefícios e condições de trabalho tão atrativas quanto empresas médias e grandes. Esse desafio é ainda maior nos setores em que a empresa precisa operar aos fins de semana. Mas para alguns empreendedores o desafio foi vencido em parceria com outros empresários do mesmo ramo.
No município de Maravilha, os desafios com a mão de obra foram inspiração para empresários do segmento de vestuário se unirem e buscarem a solução em conjunto.
Para reduzir a falta de mão de obra qualificada, os empresários integrantes do Núcleo do Vestuário da Associação Empresarial de Maravilha, montaram em uma parceria entre os empresários, a Associação e o poder público, uma Escola de Costura para qualificação da mão de obra, gerando assim, oportunidades e lançando novos profissionais no mercado.
“O núcleo possui a sala de costura, onde realiza cursos de costura básico e avançado. A sala conta com máquinas próprias e todo o material é disponibilizado pelos próprios nucleados. Com a ação, além de formar novos profissionais para o setor, qualificamos a mão de obra de quem já está no mercado, melhorando assim todo o ecossistema têxtil da cidade”, explica a empresária e coordenadora do Núcleo, Tatiane Basso.
União pelo turismo
Em Rio Negrinho o desafio coletivo foi fortalecer o Turismo de Compras e de Experiências através da geração de negócios na Maior Rota Moveleira de Santa Catarina.
Com o objetivo de promover um evento que atraísse visitantes de diferentes lugares, destacando o potencial moveleiro e injetando recursos na economia local, os empresários do Núcleo de Turismo da Acirne se uniram e realizaram a Feira de Móveis Rio Negrinho.
Com as 15 lojas participantes da feira estrategicamente situadas ao longo de 30 km da Rodovia BR 280, a Feira incrementou o faturamento das empresas em RS 8 milhões em comparação aos meses anteriores, o que gerou um incremento médio de 50% das vendas em cada estabelecimento participante. “O sucesso da Feira de Móveis em Rio Negrinho é resultado do planejamento estratégico do Núcleo que, através do Programa Empreender, trabalha em prol do associativismo e busca trazer benefícios diretos para os empresários locais e acelerar resultados por meio do acesso a mercado. Ao promover um evento que atrai visitantes e turistas de diferentes lugares, a cidade não apenas destaca seu potencial moveleiro, mas fortalece todo o trade turístico e também injeta recursos na economia local”, destaca o empresário e coordenador do Núcleo, Felipe Kmiecik.
Os núcleos fazem parte do Programa Empreender que nasceu em Santa Catarina em 1991 e desde então cresce e se fortalece auxiliando no desenvolvimento das micro e pequenas empresas catarinenses. São 600 Núcleos, de 72 segmentos, envolvendo 9900 empresários, em 98 associações.
Programa Empreender
O Programa Empreender é o maior Programa de desenvolvimento empresarial do Brasil. Foi criado em Santa Catarina há mais de 30 anos a partir de uma metodologia alemã adaptada à realidade brasileira. Ele estimula e facilita o trabalho colaborativo através dos Núcleos Empresariais para encontrar soluções e benefícios comuns. Empresários que antes eram concorrentes passam a trabalhar juntos em prol do segmento em que atuam. Em Santa Catarina o Empreender é desenvolvido pela Facisc e suas associações empresariais com apoio institucional do Sebrae/SC.