Compartilhe
Coordenadoras de Núcleos de Mulheres empresárias e diretoras do Conselho Estadual da Mulher (Ceme) reuniram-se na sexta e sábado (03 e 04/12), na sede da Facisc, para o último encontro de formação do ano e a eleição da nova diretoria do Conselho. A atividade foi a única ação presencial da gestão 2020-2021, que precisou se adaptar em função da pandemia e digitalizou as atividades do Ceme ao longo de 2020 e 2021.
No encontro, que contou com a presença de mais de 50 empreendedoras de 30 cidades, foi discutido sobre a estrutura do Conselho, o cenário dos núcleos de mulheres empreendedoras, apresentados cases de Núcleos e realizado um treinamento de personal branding com a equipe de marketing e comunicação da Facisc.
Para Rejane Silva Sanchez, do Núcleo de Mulheres da Palhoça e vice-presidente do Ceme, o encontro possibilitou engajamento, inspiração, motivação e alinhamento das coordenadoras. “Foi muito importante para que possamos seguir e fazer uma gestão alinhada e adequada do Conselho”, destacou Rejane.
No sábado as empreendedoras também tiveram atividades de boas práticas, discussão e construção de cenários para os Núcleos e o Conselho, como por exemplo, o engajamento de nucleadas, a captação de novas nucleadas, ações do núcleo com impacto direto nas empresas e a captação de recursos e sustentabilidade financeira dos núcleos. “Foi muito bom poder conhecer mais os núcleos, entender qual é a realidade que estão inseridos e saber que o Ceme está aqui de portas abertas para o que a gente precisar. Tive várias ideias e aprendi muito. Foi emocionante e quero trazer mais mulheres para cá. Aqui nos conectamos com um objetivo que cada uma tem e engajamos todas dentro do núcleo”, declarou Camila Berti, vice-coordenadora do Núcleo da mulher empreendedora de São Miguel do Oeste.
Na avaliação da presidente do Ceme, Poliana de Oliveira, o encontro foi extremamente produtivo, pois permitiu alinhar as expectativas dos núcleos junto ao Conselho, trazendo interação, conhecimento, network e compartilhamento de boas práticas entre as participantes. “Foi um momento riquíssimo, que mostrou o quanto o movimento associativo tem feito a diferença na vida das mulheres integrantes e na comunidade local”, ressaltou Poliana de Oliveira.
Para a integrante do Núcleo na Associação Empresarial de Balneário Camboriú (ACIBALC) e vice-presidente do Ceme para a regional Vale, Estela Schaab, o encontro foi uma grande oportunidade. “Quando eu fui coordenadora não tive a oportunidade de entrar com a sabedoria que essas novas coordenadoras vão entrar agora. Elas já vão entrar com uma expertise muito grande até pela divisão de conhecimentos que os Núcleos trouxeram”, destacou.