Em Joaçaba, Diretoria de Agronegócio busca a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal




Na última semana, o diretor de Agronegócio da ACIOC, Maicon Stella, esteve reunido com os Médicos Veterinários Clóvis Segallin, do SEBRAE/SC e Marildo Proner, da EPAGRI. A conversa teve como objetivo debater a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA) e padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

De acordo com Maicon, a implantação desse sistema reflete diretamente na economia, pois, abre a possibilidade para que as pequenas agroindústrias que industrializam produtos de origem animal comercializem seus produtos em todo território nacional. Hoje essa prática é inviabilizada pela série de normas que devem ser atendidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

“Se isso for viabilizado teremos um salto muito importante no desenvolvimento das pequenas agroindústrias contidas na região de abrangência da ACIOC.  As instituições solicitantes e produtores rurais estão confiantes no apoio que a Associação pode dar ao auxiliar neste processo. Juntos somos mais fortes”, afirmou Maicon.