Em Gaspar, palestra promovida pela Acig aborda o tema importação




De janeiro a outubro de 2022, o acumulado das importações de Santa Catarina somou US$ 12,2 bilhões, sendo o terceiro maior importador de matérias-primas do país – atrás somente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Alguns fatores são responsáveis por colocar os empresários catarinenses entre nesta colocação no ranking nacional, como por exemplo, os incentivos do estado.

Para entender este cenário, quais são as vantagens fiscais oferecidas, como buscar o fornecedor adequado, os trâmites legais, formas de inspecionar a carga, meios de pagamento, taxas cambiais e todos os fatores que envolvem o processo de importação, a Associação Empresarial de Gaspar (Acig), promove no dia 29 de novembro uma palestra educativa sobre o tema.

O evento será liderado pela vice-presidente da entidade, Kieri Madilane da Silva, que tem uma trajetória de 18 anos de atuação em comércio exterior. “Nosso objetivo é esclarecer todo o fluxo de importação, mostrar o quanto a estratégia pode ser vantajosa para os empresários e quando ela apresenta riscos. Explanaremos sobre procedimentos de fechamento de câmbio, termos contratuais, tipos de importação, modais de transporte internacional e como habilitar a empresa para a operar no comércio exterior”, explica.

A palestra ocorre na sede da Acig, a partir das 14h. O evento é gratuito para associados e terá 20 vagas, mas a participação será somente mediante inscrição. Os interessados devem procurar a executiva da Acig, através do whats 92000-9118.