Compartilhe
“Essa prova queimou meus neurônios”. Assim definiu o estudante do quinto ano Gustavo Consoni Silvano sobre a prova do Prêmio Acic de Matemática – PAM, realizada em 122 escolas das redes de ensino municipais e estadual da região, durante esta terça-feira, 15. Gustavo é aluno da Escola Estadual Professora Maria da Glória e Silva, de Içara, onde 267 estudantes participaram da primeira etapa do concurso.
“Para a nossa escola é sempre uma satisfação participar de prêmios, concursos e feiras. No início do ano letivo, já nos programamos para que possamos estar presentes nesses eventos. É extremamente importante oportunizar aos educandos uma educação de qualidade, sempre priorizando a escola pública. Para nós, participar do Prêmio Acic é muito importante e satisfatório”, enaltece a diretora da unidade escolar, Giziane dos Santos Ramthun.
Outro estudante da escola, José da Silva Júnior, do oitavo ano, também considerou difícil a prova dessa primeira fase. “A última questão foi a que achei mais complicada, mas acho que fui bem e estou confiante para passar para a segunda etapa do concurso”, espera.
Professora do quinto ano, Patrícia Soares de Souza ressalta a importância de ter participado da formação que a Associação Empresarial de Criciúma disponibilizou aos educadores em preparação ao prêmio. “Trouxe muitas das questões trabalhadas na formação para a sala de aula, desenvolvendo algumas atividades com os estudantes, e essa preparação foi muito importante”, reforça.
Quatro encontros foram realizados entre os meses de maio e julho, tendo a participação de cerca de 140 professores.
Quase 18,3 mil participantes
Entre os quase 18,3 mil participantes de 11 cidades da Região Carbonífera – Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga – também estava a estudante Laura Vitali Zanette, do sexto ano, da Escola Estadual São Cristóvão, de Criciúma.
“Também achei a prova um pouco difícil, mas consegui resolver todas as questões. Me saio bem em Matemática, porém não é a minha disciplina favorita”, reconhece Laura. O estudante Luiz Fernando de Jesus diz que gosta de Matemática, entretanto, acredita que tenha acertado apenas seis das 20 questões de múltipla escolha da prova, que envolveram raciocínio lógico e criatividade.
Para a elaboração da prova, a Acic se baseia nos critérios da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Obmep – e nas competências estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular para a área de Matemática.
“A prova está bem elaborada e com questões bastante reflexivas e contextualizadas pelo que observamos, especialmente a avaliação do nono ano. A oportunidade de participar de uma premiação como a da Acic é extremamente importante para os estudantes, é uma experiência única”, coloca a diretora da Escola Estadual São Cristóvão, Luciana Vieira.
Já a professora de Matemática Claudia Constantino Ugioni Lopes, que leciona para turmas do sexto ao nono ano do colégio, também reforça a importância de ter participado da formação aos professores. “Foi extremamente importante a qualificação. Apliquei com os alunos um simulado em sala de aula, com as questões dos anos anteriores do concurso”, pontua.
“Nessa primeira etapa do 7° Prêmio Acic de Matemática, acompanhamos em algumas escolas o momento tão esperado: a primeira prova do concurso. Ouvimos os estudantes, professores, coordenadores e diretores e avaliamos que o processo transcorreu normalmente. Foi emocionante presenciar essa fase. Agradecemos às secretarias de Educação, à Coordenadoria Regional de Educação e aos gestores pela condução desta etapa”, ressalta a coordenadora do Prêmio Acic de Matemática, a professora Marlene Pires.
Classificação
A divulgação dos classificados para a segunda etapa está programada para 11 de setembro. Já a aplicação das provas está marcada para o dia 23 de setembro, na sede da Acic. O evento de premiação aos alunos está marcado para 31 de outubro. Os estudantes finalistas receberão medalhas de ouro, prata e bronze e mais certificados. As escolas e professores também receberão certificados de Honra ao Mérito.
O Prêmio Acic tem o intuito de incentivar e valorizar a aprendizagem e o ensino da Matemática.