Compartilhe
O Projeto Cultura Acic, da Associação Empresarial de Criciúma, inicia nesta quinta-feira, 08, às 20h, o calendário de atividades do ano, com a exposição do artista plástico Gil Galant. O artista expõe na galeria de arte da associação empresarial seus trabalhos desenvolvidos em madeira. Além de projetos voltados à madeira, suas pesquisas abrangem metais e técnicas de ourivesaria. “Utilizo na abstração da forma, uma maneira de permitir que o próprio material seja respeitado e renasça com uma identidade que nos remeta ao movimento da água e fogo, misturadas as formas sacras tradicionais, respeitando a harmonia entre o natural e a expressão artística”, conta o artista criciumense, que em 2008 foi eleito o melhor escultor no Prêmio Jovem Artista.
O Cultura Acic entra em 2018 ampliando sua atuação com a realização de programas de oficinas culturais. Serão oferecidas semanalmente aulas de piano e violão para crianças das escolas públicas de Criciúma. Além disso, o projeto pretender estreitar o relacionamento com as instituições de ensino superior, com a promoção de oficinas nas entidades e estágios para estudantes da área.
O ciclo “Diálogos” também propõe neste ano o debate sobre os assuntos que envolvam a cidade. “Queremos debater e conversar sobre a cidade de Criciúma com a presença de diversos especialistas das áreas de psicanálise, filosofia, educação, urbanização, elaborando um documento com as diretrizes produzidas nos encontros que, posteriormente, será encaminhado às instituições do Poder público e da sociedade civil organizada”, explica a coordenadora do Projeto Cultura Acic, Iara Gaidzinski.
Durante o ano, o Cultura receberá ainda as apresentações musicais da Camerata Criciúma, Banda Gil Galant, Quarteto Opus e Orquestra Assembleia de Deus, e mais quatro exposições de artistas locais.
Toda a programação do Cultura Acic é aberta ao público e gratuita.