Compartilhe
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) promoveu nesta semana mais uma edição do ‘Café com o Associado’. O momento de integração junto às empresas associadas possibilitou conhecer mais de perto a atuação da entidade empresarial, assim como entender demandas e necessidades dos empresários, num ambiente de troca de experiências e networking.
“A razão de ser da entidade são os seus associados, por isso, nosso foco é o envolvimento com as empresas, especialmente as micro e pequenas, buscando ações de crescimento e fortalecimento desses negócios”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette, que detalhou aos associados como tem sido a atuação da diretoria.
“Nossa gestão está dividida em eixos de atuação, entre eles, educação, negócios internacionais, segurança pública, saúde, infraestrutura, micro e pequenas empresas. Temos desenvolvido diversos movimentos e ações nessas áreas, buscando fortalecer a região”, reforça.
“Os eixos trabalhados pela diretoria possibilitam um envolvimento e uma participação melhor dos diretores, explorando a expertise de cada um. A atual diretoria tem feito um trabalho de aproximação com o associado, independentemente do tamanho do negócio”, pontua a diretora secretária, Sil Citadin, que participou do encontro.
“Entendemos que os empresários têm na Acic uma grande oportunidade, ao se associar e buscar trabalhar mais a área de planejamento. As empresas operam muito e planejam pouco”, considera Sil.
Já a diretora executiva da entidade, Maria Julita Volpato Gomes, ressalta o importante papel de representatividade desempenhado pela diretoria da Acic. “São 21 empresários, voluntários, que defendem não só causas de interesse dos associados, mas de toda a sociedade, que reflete diretamente na melhor condição dos negócios e na promoção do desenvolvimento socioeconômico da região”, salienta.
Associados
Uma das empresas associadas participantes do encontro foi a Comex Service. Com atuação no comércio internacional, a sócia da empresa, Dora Mendes Silva, relatou a dificuldade de encontrar mão de obra especializada em seu ramo de negócio.
“Hoje estamos contratando os profissionais pelo perfil pessoal e preparando-os”, pontua Dora. O alinhamento entre a grade curricular das instituições de ensino e as necessidades do mercado também foi um item destacado pela empresária.
“O que vim buscar na Acic eu tenho conquistado a cada dia, que é o networking, esse contato com as pessoas, com novos segmentos de negócios. Represento a entidade em alguns conselhos municipais, como o de Transportes”, comenta o empresário Hugo Nascimento.
“Por meio do associativismo, faço parte do Núcleo de Transporte e Logística da associação, onde já realizamos diversas capacitações para vários colaboradores das empresas. Fazer parte deste movimento associativista possibilita ganhos não só para a empresa, mas na vida pessoal também”, declara o empresário.
Networking
Recém-associado na entidade, Edmilson Matos Cândido, da Brasil Mentoria, conta que procurou a entidade para ampliar o networking. “Acredito muito no associativismo e nos benefícios que ele proporciona. A busca por ampliar minha rede de contatos, com a geração de negócios, foi um dos objetivos que me fez procurar a associação, onde fui muito bem recebido. Acabei de ministrar um curso sobre engajamento de equipes na entidade, e também quero fazer parte do Núcleo do Empreendedor”, projeta.
A microempreendedora individual Talita Farias, da TF Business, aprovou a iniciativa do encontro. “Saio com muitas ideias desse momento. Foi uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho da Acic, trocar experiências e vivências. Busquei a associação para poder participar dos núcleos e ampliar minha rede de relacionamento para a geração de negócios. O associativismo promove a união de pessoas em busca de objetivos comuns, favorecendo o crescimento e o fortalecimento de todos os envolvidos”, destaca.