Compartilhe
A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a Associação Empresarial de São Miguel do Oeste e o Núcleo dos Jovens Empreendedores realizaram na noite desta quinta-feira (15), o Projeto Voz Única. O evento reuniu os quatro candidatos a prefeito e seus vices em um debate, mediado pelo o executivo da Facisc, Gilson Zimmerman.
Conforme Zimmerman, o objetivo foi de ouvir as propostas e, especialmente, debater os pleitos da classe empresarial, que foram disponibilizados anteriormente aos candidatos. As questões elencadas no debate foram a partir da participação de todos os associados da Acismo, que foram consultados e pontuaram questões das mais diversas áreas. As questões abordaram assuntos como infraestrutura, educação, desenvolvimento econômico, saúde e educação.
O presidente da Acismo, Cesar Signor, agradeceu a presença de todos os candidatos que participaram do evento, considerado por ele de suma importância para levar até os cidadãos as propostas de governo. “Precisamos de propostas palpáveis, para que dentro dos próximos quatro anos o município possa crescer e se desenvolver. E que nós eleitores tenhamos consciência em escolher as pessoas corretas e no futuro poder cobrar”, manifestou na abertura do evento.
O debate
As manifestações dos candidatos iniciaram com a rodada de apresentação. Airton Fávero (PMDB), Cristiane Zanatta Massaro (PSDB), José Carlos Gerhardt (PDT) e Wilson Trevisan (PSD) puderam falar sobre a sua experiência de vida, a trajetória na política e o caminho até a candidatura a prefeito. Cada candidato teve três minutos para a sua apresentação.
A primeira pergunta respondida pelos candidatos se referiram ao programa DEL, desenvolvido pela Facisc, que visa potencializar a gestão do município, principalmente por trabalhar com objetivos de longo prazo que vão além do período de gestão previsto para os cargos. Os candidatos foram questionados então sobre o interesse em implantar esse modelo para contribuir com a gestão e crescimento do município e em quais áreas dariam prioridade.
Na segunda rodada, cada candidato manifestou sua opinião sobre os pleitos da Acismo, contidos no documento entregue a cada um deles. Nos pleitos, podem ser citadas questões das condições das rodovias, do aeroporto de São Miguel, de estacionamento, desenvolvimento econômico, entre outros.
Na terceira rodada, cada candidato pode realizar uma pergunta ao outro candidato sobre qualquer tema. Airton Fávero perguntou a Wilson Trevisan sobre o movimento econômico em tempos de crise. Trevisan questionou a candidata Criz Zanatta Massaro sobre a situação do estacionamento rotativo. Cris, por sua vez, questionou o candidato Carlinhos Gerhardt sobre o desenvolvimento e crescimento da economia e das empresas locais. Por último, Carlinhos perguntou ao candidato Fávero sobre o que ele considerava mais importante para um governante, se a experiência ou a capacidade. Após cada pergunta, os candidatos tiveram direito a réplica.
Na quarta rodada, cada candidato a prefeito sorteou sua própria pergunta entre quatro envelopes lacrados, que continham perguntas dos temas saúde, educação, segurança pública ou infraestrutura. Perguntas dos mesmos temas também foram respondidas pelos candidatos a vice na sexta rodada do debate. A apresentação dos vices Claudete Fabiani (PMDB), Idemar Guarasi (PR), Irton Lamb (PDT) e Alfredo Spier (PP) ocorreu na quinta rodada.
As perguntas do público foram feitas aos candidatos na sétima rodada. A candidata Cris falou sobre a questão dos cargos comissionados e o percentual hoje aplicado na folha de pagamento. Trevisan respondeu a questionamento sobre a temática do estacionamento rotativo. Fávero respondeu sobre a questão das áreas industriais e instalação de novas empresas. Carlinhos falou sobre o diferencial de sua proposta para o setor empresarial.
O debate foi concluído com mais uma explanação dos candidatos, com suas considerações finai, onde puderam falar um pouco mais sobre suas ações se eleitos.
Ao final, os postulantes ao cargo de prefeito em São Miguel do Oeste assinaram um documento simbólico onde assumiram o compromisso de efetivar as ações elencadas no debate caso sejam eleitos.
Cerca de 400 pessoas compuseram a plateia que prestigiou o debate.