Compartilhe
Manter os negócios em atividade ou retornar com fôlego após o período de fechamento das empresas para conter a disseminação do novo Coronavírus é um desafio para todos os empreendedores. Esse é o caso das empresárias Marcia C. Piazza Perin e Vanessa Magnanti, do Espaço Pilates Studio (SommaVita), que tiveram os atendimentos suspensos em função da pandemia.
Para buscar auxílio, Marcia e Vanessa participaram do projeto Mentoria Solidária promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A iniciativa integra as dez medidas adotadas pela entidade para apoiar as empresas – principalmente as micro e pequenas organizações – no enfrentamento das dificuldades ocasionadas pelo novo Coronavírus. O projeto é gratuito e não tem caráter de consultoria ou assessoria, mas sim de troca de experiências entre mentor e mentorado.
De acordo com as sócias, o mentor ajudou em muitas dúvidas. “Principalmente, nos acalmou. Nos orientou na parte de ações financeiras e pontuou o necessário nesse momento. Assim, pudemos ver uma saída para o problema que nos preocupava. Escutar alguém que já tenha superado seus desafios e hoje pode auxiliar quem está começando motiva a continuar e a superar os novos desafios”, relatam Marcia e Vanessa.
As empresárias foram mentoradas pelo diretor financeiro da ACIC, contador Dalvair Anghében, que esclareceu dúvidas sobre a gestão financeira do negócio. “Elas estavam preocupadas com a falta de receita, já que uma boa parcela dos clientes integra o grupo de risco e deixou de frequentar as sessões de pilates. Por outro lado, a empresa tem compromissos a cumprir. Alinhamos, de maneira conjunta, um plano de ações que consiste em pagar os colaboradores e fornecedores num primeiro momento. Quanto aos impostos, os governos estão tendo iniciativas de prorrogação e podem ser negociados posteriormente”, relata Anghében.
Durante a mentoria, analisou-se o pior cenário até o fim de junho para avaliar o montante de recursos necessários para manter a empresa. “Levantamos a necessidade de caixa para a continuidade da atividade e possibilidades de conseguir esse recurso”, comenta o contador, acrescentando que, muitas vezes, em situações difíceis, os empresários não conseguem visualizar soluções. “Por isso as mentorias são importantes, pois fazem enxergar que problemas todos temos, o que precisamos é pensar em soluções e encontrar o melhor caminho para superar os momentos difíceis”, pondera o diretor da ACIC.
SOBRE O PROJETO
O projeto Mentoria Solidário tem objetivo de conectar profissionais experientes e auxiliar empreendedores que estejam com dúvidas ou passando por alguma dificuldade para gestão do seu negócio. A ação é organizada pela Diretoria de Núcleos Empresariais e terá como mentores os nucleados da ACIC e demais empresários interessados em participar da iniciativa. A intenção é expandir o trabalho em rede feito pelos núcleos empresariais, fortalecer o associativismo e o trabalho colaborativo e auxiliar as empresas que precisam.
De acordo com a diretora de Núcleos Empresariais, Cleunice Zanella, as mentorias são realizadas nas mais diferentes áreas. “A empresa que precisa de ajuda pode buscar a ACIC e apresentar sua demanda. A entidade, por meio do setor de núcleos, fará o encaminhamento para o mentor que poderá contribuir com o tema solicitado. Temos profissionais com amplo conhecimento que podem contribuir e dirimir dúvidas em assuntos dos mais diversos, como os relacionados aos setores tributário, financeiro, gestão de pessoas, legislação trabalhista e fatores emocionais”, expõe.
O programa prevê até duas mentorias por empresa com o mesmo mentor. Cada mentoria terá aproximadamente 45 minutos de duração e será realizada virtualmente. “Será uma conversa para auxiliar os micro e pequenos empreendedores. O mentor é um aconselhador e poderá dar indicações de caminhos para o gestor tomar decisões na sua organização”, acrescenta Cleunice.
COMO PARTICIPAR
As empresas interessadas podem entrar em contato com a ACIC através do e-mail nucleos@acichapeco.com.br e WhatsApp (49) 9 8418-1811, com a coordenadora de Núcleos Empresariais, Daniela Gonçalves da Rosa. O Setor de Núcleos direcionará para o mentor que atua na área solicitada pela empresa.