Compartilhe
Na tarde desta quarta-feira, 26 de abril, o Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), promoveu uma capacitação para os coordenadores pedagógicos das escolas nucleadas. O objetivo era compartilhar desafios, expandir horizontes e prestigiar a palestra da professora Mestre Eliane Kormann, na sala de Metodologias Ativas, no Centro Universitário de Brusque (Unifebe).
O coordenador do Núcleo, padre Silvano João da Costa, destaca que, diariamente, as instituições educacionais lidam com desafios, sejam de ordem didática, no processo de ensino e aprendizagem, ou na relação com as famílias. Por isso, foi promovido esse encontro de diálogo, que envolveu uma capacitação.
“Independentemente da escola, os problemas que surgem são muito parecidos. Então, trazendo esse espírito de associativismo, queremos proporcionar um momento de partilha, para mostrar aos nossos coordenadores que eles não estão sozinhos no enfrentamento dessas situações”, comenta padre Silvano.
Em prol da educação
O diretor do Colégio Unifebe, Leonardo Ristow, fala sobre a satisfação em receber o Núcleo e a importância do compartilhamento de experiências.
“É um enorme prazer, primeiramente, fazer parte do Núcleo das Instituições Educacionais da ACIBr. Seguindo o ideal de criar um ambiente para que os coordenadores pedagógicos possam compartilhar suas experiências, nós oferecemos nossa sala de Metodologias Ativas, que é um ambiente favorável para isso”, pontua.
Já a professora Eliane Kormann, explica que o objetivo da fala é fazer com que os coordenadores percebam a importância do trabalho desempenhado no dia a dia.
“Vamos refletir um pouco sobre o papel, a função e a importância do coordenador pedagógico na escola. Vamos trabalhar os desafios que eles têm nas escolas, que podem ser comuns a todos. Além da parte dos processos de ensino e aprendizagem, que é o maior foco, eles possuem outras funções, como a relação com os pais, o monitoramento do Plano Pedagógico, a implantação de inovações e a gestão do corpo docente. São vários eixos que merecem um olhar especial”, finaliza.