Compartilhe
Nos dias 14 e 15 de maio, integrantes da diretoria da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) cumpriram importante agenda em Florianópolis, capital do Estado. Entre os compromissos, destaque para a visita institucional às Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), onde foram recebidos pelo diretor de distribuição, Cláudio Varela.
Durante a visita, a Acislo protocolou um ofício solicitando a viabilidade de uma linha de recursividade para a região, em resposta às constantes quedas e interrupções de energia que causam transtornos significativos. Na oportunidade, a diretoria da Acislo foi informada de que já há autorização para a contratação do projeto para a implantação da tão pleiteada linha de recursividade. A equipe técnica da regional de Chapecó será responsável pela elaboração do projeto técnico, com previsão de início das obras em agosto deste ano, estendendo-se até março de 2025.
Uma vez instalada, a nova linha de média tensão beneficiará o município de São Lourenço do Oeste, embora inicialmente não seja capaz de atender 100% da demanda de energia do município. Em caso de problemas no linhão proveniente de Pinhalzinho, a rede de recursividade atenderá residências, comércios e indústrias com consumo de até 1MW.
Varela ressaltou que o investimento visa atender casos excepcionais e que uma linha com capacidade para atender toda a demanda da região exigiria um investimento superior a R$ 60 milhões, com a ligação partindo da subestação de Abelardo Luz. Para a Acislo, o anúncio representa uma vitória significativa, atendendo, ainda que parcialmente, uma antiga reivindicação. O investimento é visto como um grande avanço pela classe empresarial, que discute e pleiteia essa melhoria há vários anos. Mesmo que o pleito tenha partido da classe empresarial, o investimento atenderá toda a comunidade.