Compartilhe
A reunião de Diretoria da ACIOC, realizada na manhã de segunda-feira (8), contou com a participação do superintendente aeroportuário Eglon Buraseska que atualizou as informações sobre o Aeroporto Santa Terezinha, de Joaçaba.
Eglon compartilhou que o movimento operacional nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2024 teve aumento de 277%, com relação ao número de passageiros, e 216,6%, quanto a pousos e decolagens, em comparação com o mesmo período do ano passado. Destacou que com a homologação dos voos noturnos o movimento do aeroporto aumentou aproximadamente 40% e possibilitou que alguns serviços fossem mais eficientes, como por exemplo, o transporte aeromédico e de aeronaves da segurança pública.
Ele ressaltou a homologação da nova categoria operacional que passou de 2B para 2C e da possibilidade do Santa Terezinha possa vir a operar aeronaves de maior porte, devido às condições de segurança da pista, bem como, nas áreas preparadas e seus entornos.
Outras novidades comentadas foram que a prefeitura Municipal de Joaçaba está finalizando o processo licitatório para novas áreas de hangaragem, uma vez que existe demanda para construção de mais sete hangares, de empresários locais, além dos hangares existentes; a licitação de empresa de vigilancia especializada e homologada pela ANAC, para o serviço de controle 24h de acesso de pessoas, veículos e equipamentos na guarita do Aeroporto Santa Terezinha e ainda: o aeroporto ter sido contemplado pelo governo do Estado para hangarar uma das duas aeronaves dos Bombeiros Militares que foram contratadas para o transporte de emergência e que atenderá todo Estado de Santa Catarina.
Sobre as tratativas com empresas aéreas Eglon informou que a Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias (SPAF), está articulando com a Empresa Azul Linhas Aéreas, empresa esta, que possui as aeronaves com a melhor característica para os voos regionais e que está sendo considerada a Aeronave modelo CESSNA CARAVAN, operada atualmente pela Empresa Azul Conecta para o início das operações no aeroporto de Joaçaba.
Os diretores puderam fazer questionamentos e agradeceram os esclarecimentos prestados pelo Superintendente. O presidente da ACIOC, Fábio Lazzarotti, ressaltou a importância do encontro, uma vez que a Associação tem acompanhado de perto todas as tratativas relacionadas ao aeroporto.
“Percebemos o avanço obtido quanto a essa que é uma demanda regional e saber como está o andamento de outras tratativas é importante para que possamos planejar meios de apoio enquanto associação. Estamos à disposição para auxiliar no que for preciso e de portas abertas para outras visitas como essa”, afirmou Fábio.