Compartilhe
A Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), atua atenta às demandas regionais, que impactam diretamente no crescimento dos negócios. Diante disso, recebeu na terça-feira (11), durante sua reunião quinzenal que reuniu diretores e conselheiros da Associação, o superintendente do aeroporto Santa Terezinha, Eglon Buraseska, o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Inovação, Jorge Luiz Dresch e o Secretário Municipal de Infraestrutura e Agricultura Michel Carlesso Avila, que na oportunidade repassaram informações sobre as ações que estão sendo realizadas no aeroporto.
Durante a explanação, o secretário Jorge fez um relato do histórico de todo trabalho que desde o primeiro mandato do Prefeito Dioclésio Ragnini está sendo feito, bem como algumas iniciativas do secretário Michel, para o funcionamento do aeroporto. Na sequência, o superintendente Eglon falou das ações realizadas e das que estão previstas, desde a abertura do tráfego aéreo ocorrido em 1º de dezembro de 2022.
Alguns dos pontos destacados por Eglon foram: aeroporto inserido no sistema de credenciamento aeroportuário (SISCAER) da Polícia Federal; construção de mais de 3 mil metros de cerca padrão em todo perímetro do aeroporto; homologação dos Planos, programas de segurança e das operações noturnas bem como das mudanças de características operacionais do aeroporto de 2B para 2C pela ANAC, possibilitando operações de aeronaves ATR 72; aquisição de viatura para as inspeções de pista e profissionalização dos funcionários do aeroporto em Aviation Security. Ele ressaltou ainda que estão em andamento: licitação do posto de combustível; a atualização do plano diretor do Aeroporto visando um cenário de 5, 10 e 15 anos; Homologação dos PAPIs, retomada das operações IFR e reforma do Terminal de Passageiros.
“Agradecemos a Prefeitura pelas explanações e seguimos ao dispor para unir esforços no que mais for necessário a fim de termos uma linha aérea em nosso aeroporto, uma vez que isso traz novos negócios, melhora os que já estão em Joaçaba e região bem como potencializa setores como educação, turismo e saúde”, destacou o diretor de infraestrutura da ACIOC, Maicon Gelatti, que articulou a participação dos representantes da Prefeitura na reunião.
O presidente da ACIOC, Diego Henrique Silva, ressaltou que apesar do aeroporto estar localizado em Joaçaba ele é da região, uma vez que seu funcionamento irá impactar cerca de 800 mil pessoas.
“Com as informações repassadas ficamos a par do que ainda é preciso fazer e entendemos de que modo podemos apoiar e auxiliar o poder público. Além dessa reunião faremos outras nesse mesmo formato tratando de outras demandas que impactam a classe empresarial e nossa região como um todo”, afirmou Diego.