Compartilhe
Nascida e criada no interior, a nucleada do programa Empreender, da FACISC/SEBRAE (Núcleo de Agronegócio da Associação Comercial e Industrial de Seara), Neura Aparecida de Souza, 31 anos, sempre teve em mente seguir no meio rural para alcançar a realização pessoal e profissional. E, em novembro, sua dedicação à frente da propriedade da família, em Seara, lhe rendeu nada menos do que o 1º lugar na categoria Produtora Rural, na etapa catarinense do Prêmio Sebrae Delas Mulher de Negócios, iniciativa que valoriza o empreendedorismo feminino no Brasil desde 2004.
Há 10 anos, ela deixou a faculdade de agronomia ao descobrir que estava grávida e assumiu a gestão da propriedade da família, ao lado do marido. E essa não foi a primeira decisão difícil que teve que tomar à frente dos negócios.
“Temos que tomar decisões diárias, que nem sempre são fáceis. Em uma propriedade rural como a nossa, qualquer escolha afeta toda a família e isso tem uma força muito maior, porque pode comprometer o bem-estar de toda a família”, explica a empreendedora rural.
Ela conta que participar do núcleo da ACI é uma das ferramentas para nas resoluções envolvendo o negócio. Aplicada, Neura tem dois cursos técnicos e cursa o terceiro, também possui um diploma de tecnóloga. Mas é no Programa Empreender que ela busca as respostas para a gestão. E foi uma consultora do programa que sugeriu que ela se inscrevesse no prêmio do Sebrae.
“Eu me cadastrei pela experiência, mas não imaginava primeira colocada”, relata, com modéstia, a vencedora da categoria.
Um sonho sonhado junto – A criação de suínos, gado leiteiro e de corte foi um sonho idealizado pelo sogro, ainda na década de 1980. E hoje ela celebra todas as decisões difíceis que teve que tomar de lá para cá.
“Quando assumimos a gestão passamos a contar com mão de obra somente familiar, sendo que antes tínhamos mão de obra contratada. Fizemos melhorias nas nossas instalações e tivemos que nos reinventar ao longo dos anos. E hoje a gente vê que valeu muito a pena levar adiante o sonho do sogro, que começou pequenininho, mas que segue dando frutos”, comemora Neura.
Entre os critérios para a escolha das vencedoras foram avaliados fatores como capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial, além do impacto social e econômico na região em que estão inseridas.
As finalistas da etapa catarinense do Prêmio Sebrae Delas Mulher de Negócios foram divulgadas no dia 22 de novembro, em Florianópolis, no primeiro dia do evento Delas Summit. Além da categoria Produtora Rural, o certame reconheceu empreendedoras de destaque em Pequenos Negócios, Microempreendedora Individual, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais.
Sobre o Programa Empreender – O Empreender estimula, por meio de Núcleos Empresariais, a realização de ações com foco na melhoria do desempenho e da competitividade empresarial. Promove ações com foco em gestão empresarial, produtividade e acesso ao mercado, para resolver problemas e demandas comuns aos empresários.
Confira as vencedoras catarinenses:
Produtora Rural
Neura de Souza (Família Biondo, Seara) – 1º lugar
Negócios Internacionais
Daniela Ziener Viek (Youbrand.Company, Itajaí) – 1º lugar
Pequenos Negócios
Sabrina Aroucha (Clínica de Atendimento Integral à Criança, Florianópolis) – 1º lugar
Emili Paludo (Paludo Pneus, Rio Negrinho) – 2º lugar
Juci Nones (Instituto Juci Nones, Timbó) – 3º lugar
Microempreendedora Individual (MEI)
Flávia Roberta Souza (Vinho e Vida Wine Bike, Urupema) – 1º lugar
Idania Welter (Chocolate Business, Xaxim) – 2º lugar
Italise Alves (Ateliê Da Papelaria, Caçador) – 3º lugar
Ciência e Tecnologia
Letícia Mazzarino (Nanoscoping, Florianópolis) – 1º lugar
Jucelha Carvalho (Smart Tour, Florianópolis) – 2º lugar
Juliane Lemos (Maneje Bem, Florianópolis) – 3º lugar