Compartilhe
A atuação com foco no empreendedorismo com responsabilidade social foi destacada pela vice-presidente Rita Cássia Conti, que representou a diretoria da FACISC no evento de posse da arquiteta e urbanista Caroline Elisa Obenaus Cani na presidência da ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, na terça-feira, dia 26.
Ao lado do ex-presidente e conselheiro Sérgio Rodrigues Alves, e de lideranças do sistema FACISC de outras regiões do Estado, representantes do poder público e da sociedade civil, Rita Cássia fez referência à participação da ACIJS no ecossistema empresarial catarinense, enaltecendo o papel da entidade como indutora do desenvolvimento econômico com forte engajamento comunitário. No ato de posse, a FACISC fez a entrega de certificado de reconhecimento à nova presidente, que substitui Ana Clara Franzner Chiodini no biênio 2024-2026. O ex-presidente Sérgio Rodrigues Alves também homenageou a entidade jaraguaense como exemplo da importância da organização do setor produtivo, por meio das suas representações de classe, no diálogo com as demais forças da sociedade junto ao poder público na atenção às demandas das cidades. Enfatizou ainda a questão de infraestrutura, principalmente rodoviária, integrada como uma das principais prioridades na articulação do Voz Única, iniciativa liderada pela FACISC com envolvimento direto das Associações Empresariais em todo o estado, pela importância do modal para a economia catarinense.
“Não é exagero dizer que o progresso da nossa cidade passa por aqui”, afirmou o prefeito José Jair Franzner, em reconhecimento à contribuição da ACIJS para o desenvolvimento de Jaraguá do Sul. O prefeito frisou o papel da entidade em prol do município, como um legado das sucessivas gestões ao longo dos 85 anos de atuação da Associação Empresarial, citando o tema que marcou a transição de diretoria – “Renovação com continuidade”, e disse que as novas lideranças que assumem o protagonismo na entidade tornam fortes os laços com a comunidade. “É esta renovação, que traz a experiência de gerações que se sucedem, que reafirma compromissos com a cidade e faz Jaraguá ser destaque estadual e nacional”, destacou Franzner ao agradecer o apoio da gestão que encerra um período de dois anos e desejar sucesso à nova diretoria.
Quarta mulher a ocupar a presidência, a arquiteta Caroline Elisa Obenaus Cani ressaltou o compromisso da nova diretoria de atuar para tornar ainda mais sólidos os laços entre as empresas e a comunidade. “Trabalharemos nas conexões com a sociedade civil, com o poder público, em pautas como segurança, saúde, educação e infraestrutura, sempre atentos com as demandas da nossa cidade, para que tenhamos cada vez mais qualidade de vida e uma cidade sustentável para empreender”. Atenção especial continuará sendo dada, assinalou Caroline, ao projeto de duplicação da BR-280, que merecerá acompanhamento permanente da ACIJS para que a obra ganhe mais celeridade e seja concluída em menor tempo nos trechos estadual e federal.
Ana Clara Franzner Chiodini, que deixa o cargo, passando a integrar o Conselho Superior formado por ex-presidentes, disse que o ciclo de 2 anos foram pautados no respeito ao legado de 85 anos da ACIJS, pela construção e foco cada vez maior na coletividade e colaboração, e pelo trabalho com o grande objetivo de ter um foco efetivo nas demandas dos associados e de toda a classe empresarial de Jaraguá do Sul, fortalecendo cada vez mais o propósito enquanto entidade de promover conhecimentos e conexões que potencializam o ecossistema empresarial jaraguense. “Desde o início da gestão, trabalhamos o conceito do Juntos porque acreditamos fortemente que ele é a base do associativismo e da construção de um futuro melhor, onde cada um possa contribuir à sua maneira com um coletivo maior que nos fará buscar novos patamares de colaboração e desenvolvimento sustentável como sociedade’, completou.
Para o presidente da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, Mario Cezar de Aguiar, Jaraguá do Sul é modelo de organização da sociedade na busca de soluções às necessidades da sua comunidade. Destacou a importância de diretorias comprometidas com o desenvolvimento do município, desafio comum aos de outras regiões do estado. O empresário também citou a força empresarial, reconhecida em nível federal pela Confederação Nacional da Indústria com a entrega da Ordem do Mérito da Indústria, que no dia 21 de junho será entregue a Leonardo Fausto Zipf, CEO da Duas Rodas. Disse que Jaraguá do Sul é a cidade com mais indicações para a principal comenda da indústria brasileira, o que traduz, segundo ele, o potencial econômico da cidade e a força empreendedora de Santa Catarina.
Representando o governador Jorginho Mello, o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, também mencionou o papel importante das Associações Empresariais, de forma colaborativa ao poder público. “As entidades de classe conhecem as regiões e suas comunidades, do que é importante para o desenvolvimento de cada local onde estão organizadas, o que traz contribuições ao governo no atendimento ao que é preciso, além da sua representatividade para a nossa economia. Santa Catarina cresceu 3,7 por cento do PIB em 2023, e o Brasil 2,9 por cento, e isto se deve à capacidade dos empreendedores catarinenses”, pontuou Dreveck.