Compartilhe
Os recuos para estacionamentos em frente às empresas e a manutenção das calçadas foram os temas debatidos com o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana de Lages, Gabriel Córdova, na reunião da diretoria da Associação Empresarial de Lages realizada nesta segunda-feira, 12 de junho, que contou ainda com a presença do executivo de planejamento, Roberto Provenzano, do diretor de urbanismo e planejamento, Gênesis da Silva, e do gerente de acessibilidade, Volsiu Waltrick.
O secretário explicou que há algum tempo a secretaria vem recebendo denúncias de irregularidades no recuo de estacionamento de alguns estabelecimentos. “Tem alguns estabelecimentos que já estão consolidados em que o recuo é menor do que o exigido atualmente no plano diretor. Nós queremos encontrar uma maneira de resolver essa questão sem prejudicar ninguém”, destacou.
O plano diretor de Lages estabelece uma distância mínima para estacionamentos em frente as empresas. No entanto, além de alguns estabelecimentos possuírem um recuo menor do que o exigido, os veículos estão mais robustos e acabam invadindo as calçadas. Uma das soluções sugeridas foi identificar estas vagas para ocupação apenas de carros pequenos e que carros maiores estarão sujeitos a multas, desta forma garantiria os direitos dos proprietários dos estabelecimentos e a melhoria das condições e segurança para os pedestres e a população em geral.
Com relação as calçadas, a conservação adequada é fundamental para promover a acessibilidade e segurança para os pedestres. E como a manutenção das calçadas é de responsabilidade dos proprietários de imóveis, foram discutidas algumas medidas para conscientizá-los sobre suas obrigações em manter as calçadas em bom estado.
O objetivo dessas discussões foi buscar soluções e estabelecer diretrizes que promovam a harmonia entre o desenvolvimento econômico das empresas e a qualidade de vida dos cidadãos, levando em consideração os aspectos de mobilidade e acessibilidade urbana.