Diretoria da Acic recebe presidente da Facisc




A reunião da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) na noite desta segunda-feira, 12, contou com a participação do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Sérgio Rodrigues Alves, que explanou sobre a atuação, planejamento e bandeiras da federação.

“Nossa gestão está alicerçada em cinco pilares: representação, integração, inovação, infraestrutura e novos produtos. Na representatividade, desde que assumimos, no ano passado, temos atuado de forma intensa, especialmente devido à pandemia, nas demandas voltadas à área econômica. Também lançaremos durante essa semana o Projeto Facisc 2032, será um planejamento a longo prazo. Muitos projetos não serão concluídos na minha gestão e terão que ter um processo de continuidade nas próximas gestões”, destaca o presidente da Facisc.

Alves enfatizou ainda aos empresários de Criciúma a participação na reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem). “Hoje tivemos o encontro do Cofem, com a presença do IMA – Instituto do Meio Ambiente onde pudemos cobrar mais celeridade com relação aos processos que estão parados e, reivindicar a nomeação de mais oito novos gerentes em algumas regionais. Mas, o grande destaque da reunião foi o momento político instável com a demissão de alguns secretários do Governo, um deles o secretário da Fazenda, Paulo Eli. Temos muitos projetos sendo encaminhados na Fazenda, como o de linhas de apoio financeiro às empresas, e este cenário que se apresenta gera muita instabilidade e insegurança”, pontua o presidente da Facisc.

“A atuação da Facisc tem sido extremamente importante neste cenário que estamos vivendo. O apoio e a representatividade tem sido fundamentais para que as demandas das associações espalhadas pelo Estado possam chegar ao Governo e as demais instituições. Estamos trabalhando de forma integrada e com o forte apoio desta gestão”, pontua o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

ODS na pauta
A importância dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU também foi pauta com os diretores da Acic no encontro que ocorreu de forma virtual. O superintendente da Facisc, Gilson Zimmermann, coordenador geral do Movimento ODS SC, apresentou a importância do engajamento das empresas no movimento.

“As empresas desempenharão um papel fundamental para no cumprimento das 169 metas contidas nos 17 ODS, que definem, dentro da realidade de cada um dos 193 países signatários do movimento, as prioridades para uma economia próspera e equitativa. O setor privado tem um papel primordial seja no alinhamento de suas atividades à agenda global de sustentabilidade, ou no poder de influenciar seus públicos. Alinhar os negócios a essa agenda é uma questão de sobrevivência. Quem não está fazendo isso, coloca em risco a perenidade da sua operação”, considera Zimmermann.

A Acic participa do Movimento ODS desde 2019, e na última semana recebeu o selo 2021 como signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. “Fizemos um convite para que os dirigentes das empresas despertem para a importância do tema e se engajem ao movimento, que possui uma consistência integrada para um desenvolvimento sustentável do planeta”, assinala o presidente da Acic.

Também esteve presente na reunião o diretor de construção civil da Facisc, Olvacir Bez Fontana.

Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social, sem fins econômicos, constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico. A finalidade é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos catarinenses, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Visa também cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU (Organização das Nações Unidas).

Unisul terá campus em Criciúma

O presidente da Acic informou ainda aos diretores a visita do reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt, na tarde desta segunda-feira, na sede da entidade, para anunciar a abertura do campus da universidade em Criciúma. O reitor da universidade esteve acompanhado da gerente do campus Içara, Katia Mara Maccari.

Deize Felisberto
Assessoria de Imprensa da Acic