Diretores da Facisc reúnem-se com cônsul argentino




 

 

Nesta quinta (16/12), o diretor de relações internacionais da Facisc, Sérgio Luiz Matte e o diretor de comércio exterior, Volmir Marcos Voltolinie estiveram reunidos com o cônsul da Argentina, Federico Costa e o cônsul adjunto, Lisandro Parra, para apresentar a estrutura da Federação e conhecer um pouco mais do Consulado para um possível alinhamento de uma agenda para retomada das ações de integração fronteiriça, comercial, levantar as demandas das partes e no início de fevereiro de 2022, provocar reunião presencial, se possível com a participação do presidente da FACISC.

 

Na oportunidade também foi discutido sobre a retomada das reuniões do Comitê Fronteiriço, o qual integram a Facisc, Fiesc, prefeitos, servidores públicos municipais, estaduais e federais, como por exemplo, a polícia federal, Receita Federal, Exército, entre outros, tanto do lado brasileiro como as entidades equivalentes na Argentina.

 

O comitê foi instituído há mais de 10 anos e sempre contou com a presença das entidades e sociedade civil organizada, além do Cônsul do Brasil e da Argentina e representantes das chancelarias dos dois países. Nele são discutidos os avanços e desafios para as áreas de infraestrutura, aduana e comércio exterior, educação e cultura, saúde e desenvolvimento do território transfronteiriço.

 

Na avaliação do diretor Sérgio Luiz Matte o encontro foi uma importante oportunidade para alinhar as ações para o ano de 2022, bem como estreitar relacionamento com o Consulado Argentino.

 

Para o diretor Volmir Marcos Voltolini o encontro foi positivo para estabelecer vínculos e buscar agendas conjuntas para promover melhorias contínuas para a faixa de fronteira e também para o empreendedorismo e o turismo entre os países.