Compartilhe
Em audiência com o diretor geral da Casan nesta terça-feira, 24 de maio em Florianópolis, o vice-presidente da FACISC para o Programa DEL e representante do Programa de Desenvolvimento de Iporã do Oeste, Alexandre Ruscheinsky, juntamente com o prefeito Ilton Vogt, o assessor Jurídico do Município, Ivon Wandscheer, o vereador Nilson Werlang, representando o Legislativo, o secretário executivo da ADR de Itapiranga, Miguel Schneider, e o coordenador de projetos da Facisc Osmar Vicentin e o diretor geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, Adir Faccio, expuseram vários documentos que comprovam e relatam o problema do abastecimento de água em Iporã do Oeste desde o ano de 2005.
No encontro, o prefeito citou que 77% da população local tem apontado, como prioridade, a necessidade de investimentos no abastecimento de água. “Embora o município trabalhe para potencializar o nome de Iporã do Oeste como a ‘Terra da agua boa’, ampliando as reservas de água, com a potencialidade até mesmo da implantação de uma indústria de água mineral, a qual poderá ser considerada uma das melhores águas minerais do mundo, tem contraste desproporcional, cujos fatos são vivenciados e comprovados até mesmo pela veiculação da mídia, apontando dificuldades no abastecimento de água”, destacou.
O Prefeito relatou também o crescimento de Iporã do Oeste nos últimos anos, apresentando dados sobre novos loteamentos e indústrias ampliadas e implantadas, a exemplo do Frigorífico Europa, que necessitam de um abastecimento de água eficaz para o seu funcionamento pleno.
O assessor jurídico, Ivon Wandscheer, externou a preocupação quanto ao formalismo e a execução dos serviços prestados pela CASAN, atreladas às questões legais, diante da obrigatoriedade do cumprimento das obrigações de cada parte e, diante de como os fatos se apresentam, não descartando até mesmo uma possível rescisão.
O coordenador de projetos da Facisc, Osmar Vicentin, relatou sobre o Prodeli, cujo programa objetiva projetar o município para os próximos anos, e que o termo “Agua Boa” referencia o município.
O vice-presidente da FACISC, Alexandre Ruscheinsky, também relatou sobre os prejuízos econômicos que o problema do abastecimento tem gerado às empresas do município.
Já o Vereador Nilson Werlang destacou as várias ações que ao longo do tempo já foram encaminhadas à Casan, por reinvindicação da própria população de Iporã afetada pela falta de água.
Adir Faccio, da ARIS, falou sobre relatórios de fiscalização que apontam a necessidade urgente de investimentos no sistema de abastecimento de água, fazendo referência até mesmo a termos de notificação à Casan nos anos de 2013, 2014 e 2016, exigindo as adequações necessárias. Ele também ressaltou que a ARIS tem acompanhado os investimentos da Casan em outros municípios, sendo este o momento e a vez de contemplar também Iporã do Oeste com as melhorias no sistema de abastecimento.
Em resposta aos representantes, o diretor presidente da Casan, Valter José Gallina, falou que a companhia está ciente do problema existente no município e que inclusive sabe das manifestações realizadas através do telefone 0800 da Casan, os quais totalizaram 36 atendimentos no último período.
O diretor afirmou que a solução no problema de abastecimento será gradativa nos municípios, com melhorias na estrutura já existente e, também, com novos investimentos. Ele explicou que no mês de junho deste ano será implantada uma nova adutora em Cunha Porã e, com isso, a atual adutora será totalmente reformada e, por fim, destinada e implantada em Iporã do Oeste. A capacidade da adutora será de 12 litros por segundo.
Valter Gallina também se comprometeu em implantar mais um poço artesiano e já autorizou a perfuração, em caráter de emergência, para complementar o abastecimento, ou qual aumentará significativamente.
A previsão da Casan é inaugurar o novo sistema de abastecimento de água em Iporã do Oeste até o mês de novembro de 2016, com melhorias que projetam o abastecimento pleno para os próximos 10 anos.
O diretor afirmou que em breve irá ao município, quando se reunirá com lideranças, para apresentar o plano de investimentos no sistema de abastecimento. Também disse que irá analisar toda a documentação apresentada pela comitiva de lideranças.
A comitiva também tratou na audiência sobre investimentos na rede de saneamento básico que a CASAN tem buscado informações sobre financiamentos em bancos europeus, ressaltando que o município de Iporã do Oeste já está lista dos beneficiados com o projeto, pela Funasa.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Iporã do Oeste