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Realizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) e pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc), o Feirão do Imposto chega a sua 14ª edição em 2016 e será realizado neste sábado, dia 21 de maio, em todo o Brasil. Criado para informar a população sobre a carga tributária que incide em produtos e serviços no País, a edição deste ano vai priorizar o trabalho de conscientização em relação à ausência de retorno adequado dos tributos que são recolhidos pela sociedade. “Situação visivelmente acarretada pela má gestão dos recursos, assim como pela corrupção sistematizada”, afirma a coordenadora nacional do Feirão do Imposto, Silvia Wilbert.
Por causa desse objetivo, a campanha de conscientização terá como símbolo o ‘Bumerangue’, que é um objeto de arremesso conhecido no mundo todo por retornar ao seu marco inicial. “Foi escolhido porque traduz o esperado ciclo dos tributos, ou seja, sair das mãos do contribuinte para que o estado administre e retorne em forma de serviços básicos essenciais, como saúde, segurança e educação. Como este ciclo de retorno não tem acontecido de forma coerente no Brasil, complementamos o Bumerangue do Imposto com a frase “o único que vai e não volta”, enfatiza Silvia.
O projeto será desenvolvido por meio de ações e atividades de alerta como venda de combustíveis e itens alimentícios com impostos subsidiados, exposição de produtos com e sem valor de impostos, sorteio do direito de compra de carros, motos e eletrodomésticos com tributos totalmente subsidiados, corridas, happy hour “sem imposto”, instalação de impostômetro, entre outros produtos. Segundo o presidente da Conaje, Fernando Milagre, a meta também é aumentar o número de atividades e envolver novos parceiros no projeto para revelar ao público qual é a realidade do sistema tributário brasileiro e o impacto na vida de cada pessoa.
Em Santa Catarina
No Estado, a campanha deste ano apresenta novidades. Para promover melhor entendimento do quanto os tributos afetam a vida dos cidadãos, o Cejesc lançou a Saga do Feirão do Imposto, que contou com a participação de seus associados, os quais, voluntariamente, elaboraram os 10 episódios. Com linguagem acessível e divertida, os episódios contam histórias do dia-a-dia para ilustrar a dura realidade do país, no que diz respeito à tributos.
Ricardo F. Schramm, presidente do Cejesc, lembra que há anos o Cejesc e a Conaje tem se proposto a discutir a carga tributária no país e o que é feito com o dinheiro arrecadado. “Passamos por uma reinvenção do Feirão do Imposto justamente num momento em que existe uma crise ética e política no Brasil, e que tem em seu grande cerne justamente a aplicação desses impostos. A corrupção vem da má aplicação e dos desvios dos tributos arrecadados”, lembra Ricardo.
Ele alerta que o próprio cidadão pode mudar o atual cenário, fiscalizando e agindo de uma forma honesta em suas ações, porque se cada pessoa agir corretamente, é possível mudar um país inteiro. “Nós, jovens empreendedores, buscamos conscientizar a população de que todos pagam impostos, que todos são responsáveis por esse cenário e que todos tem a opção de melhorar a atual situação, sendo uma simples assinatura do MBE ou se conscientizando que é dever do cidadão cobrar do seu vereador e prefeito a prestação das contas de uma forma clara”, acredita o presidente do Cejesc.
Neste ano, as ações do Feirão do Imposto serão realizadas em 59 cidades catarinenses, pelos Núcleos de Jovens Empreendedores, em parceria com outras entidades e instituições, se tornando cada vez mais forte.
De acordo com o Diretor do Feirão do Imposto em Santa Catarina, João A Philipps, o apoio a movimentos apartidários como o 10 Medidas Contra a Corrupção do Ministério Público Federal e o Movimento Brasil Eficiente são as respostas que o movimento busca, por isso, é preciso aproveitar o calor da mudança que a economia e a política vêm passando, para buscar mais assinaturas e cobrar das autoridades competentes a aprovação destas propostas.
Sobre o envolvimento dos jovens na campanha, João acredita ser um papel fundamental para uma maior conscientização da população quanto à carga tributária embutida nos produtos consumidos. Em sua opinião, a campanha desse ano vai além, demonstrando que o brasileiro paga muito e recebe pouco em troca. “Uma sociedade instruída e organizada pode mudar sua comunidade, bairro, cidade e país, basta querer e fazer. O Feirão do Imposto é nossa ferramenta de luta contra a alta carga tributária, ineficiência na gestão pública, corrupção e descontrole de gastos”.
O Cejesc é o braço jovem da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o maior sistema empresarial voluntário e que tem a maior capilaridade de Santa Catarina. Reúne em torno de 35 mil empresas através de 146 associações empresariais presentes em 220 municípios do Estado
Sobre o Feirão do Imposto
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje para conscientizar se quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.