Compartilhe
O evento Mulheres que Inspiram: 1º Encontro de Lideranças Femininas do Sistema Facisc reuniu cerca de 70 mulheres nesta quinta-feira, 17/8, data em que é comemorado o Dia Nacional da Mulher Empresária, na sede da Federação em Florianópolis.
O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destacou que as mulheres chegam onde estão por mérito e competência. Segundo Alves atualmente 37 mulheres estão nas presidências das Associações Empresariais. “São cinco associações empresariais centenárias em Santa Catarina e dessas quatro são presididas por mulheres”, destaca o presidente.
A presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme), Poliana de Oliveira, ressalta que quando um evento é organizado para enaltecer as mulheres, o dia passa a ser mais significativo. “Sempre organizamos eventos para nós mesmas e agora temos uma homenagem vindo do presidente do nosso sistema”. Ela também destaca que as mulheres que estão em cargos de lideranças como presidentes de associações empresariais são pessoas especiais e diferenciadas, que doam seu tempo em prol dos outros. “Mais do que fazer parte, fazemos a nossa parte. A gente não faz isso por reconhecimento, fazemos para inspirar mulheres a chegar onde chegamos”.
A diretora de marketing da Facisc e Vice-presidente regional do CEME, Irene Sá Affolter, foi a mestre de cerimônias do evento e ressaltou que o que vale é o legado que se deixa. “Precisamos parar para pensar o quanto as mulheres são maravilhosas. O objetivo de hoje é parar tudo que estamos fazendo para fazermos conexões e pensarmos tudo que somos, tudo que fazemos e tudo que podemos fazer para o melhor”.
Mulheres no Terceiro Setor
O poder feminino no terceiro setor foi o tema da palestra da diretora jurídica da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Luciana Nunes. Entre experiências, desafios e conquistas, Luciana disse que a letra C premeia sua atuação. “Quando penso no que precisamos ter para uma vida de sucesso vejo que três delas são compromisso, confiança e competência”. Por 30 anos a trajetória de Luciana foi trilhada sozinha como mulher no meio de homens. “Por muitos anos trabalhei sozinha no meio de muitos homens e o que tenho hoje foi por conta da capacitação que busquei. Os cargos que tenho são vinculados ao que aprendi”. No final da palestra a jornalista, Vanessa da Rocha, gerente de Conteúdo e Jornalismo Investigativo do Grupo ND, conduziu um bate-papo com Luciana.
Empreendedorismo e Cidadania
Com a palestra “Impulsionando Mudanças: empreendedorismo e cidadania”, a empresária e conselheira Monika Hufenussler Conrads, que já foi presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, contou, como ela mesmo disse, seus perrengues e aprendizados. Ela falou da carreira como presidente do Conselho de Administração da Duas Rodas Industrial. “Trabalhei em conjunto, em equipe, porque é assim que atuei em toda a minha vida. Nada se faz sozinho”. Ela destacou que olhar para trás e ver o legado deixado é o que importa. “Ver a obra crescer é muito mais importante do que ser o centro das atenções”. Ela também contou sua trajetória como presidente do Centro Cultural SCAR, que leva cultura para Jaraguá do Sul. “Acreditamos no poder da transformação através da cultura”.
Outra frente de atuação de Monika é na governança corporativa. Ela atua no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) Monika é presidente do Conselho de Administração do Moinho Paulista SA e tem atuação destacada como mentora de empreendedores. A jornalista Estela Benetti, da NSC, contribuiu para a discussão com perguntas a respeito da trajetória de Monika.
Após o evento as participantes foram convidadas para o Talk Show realizado pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária, em comemoração ao dia Nacional da Mulher Empresária! No evento transmitido no Canal da Facisc no Youtube, os convidados Marina Barbieri, Gestora Sebrae Delas, Cristiano Demartini, CEO Odontotop e Karina Colombo, Gerente Regional de Desenvolvimento Sicredi Sul, compartilharam suas jornadas, experiências e dicas valiosas no mundo dos negócios.