Compartilhe
Imbituba conheceu na noite de quinta-feira (26) o resultado da Análise Situacional elaborada a partir de 65 entrevistas com lideranças locais. O diagnóstico é uma etapa fundamental do DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local, metodologia importada da Alemanha pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, que está sendo implantada pela Prefeitura Municipal de Imbituba e a Associação Empresarial de Imbituba – ACIM. O evento contou com mais de 50 pessoas, lotando o auditório da ACIM.
As entrevistas foram realizadas por técnicos da FACISC, que também apresentaram e explicaram os resultados. “O maior diferencial que identificamos em Imbituba é que o índice de confiança na cidade é alto. Cerca de 85,7% dos entrevistados afirmaram que irão fazer investimentos em seus negócios nos próximos anos. A partir de agora passamos para a etapa de capacitação dos conselheiros para atuarem na elaboração da Política de Desenvolvimento de longo prazo” destaca Osmar Vicentin, consultor de projetos da FACISC.
Jeanne Santos, Diretora Executiva do Orgão Gestor da Mão de Obra – OGMO, foi uma das entrevistadas. Na opinião dela o DEL é uma ferramenta de mestre. “Este diagnóstico é o mais importante de tudo, pois a partir daqui pode ser feito um planejamento para o desenvolvimento da cidade. Eu nunca havia participado de um trabalho tão diferente e tão relevante. Tenho olhos otimistas e a cidade que vejo estará em crescimento, com trabalhadores qualificados e em qualificação, onde os interesses individuais não superem os interesses coletivos. Nossa cidade é favorecida e o DEL será um grande facilitador”.