Compartilhe
O programa 8S é um dos métodos japoneses de gestão. Se refere a sensos que devem ser incorporados pelas organizações para otimizar o desempenho e os resultados. Com objetivo de qualificar profissionais para a implantação do programa nas empresas, visando a melhoria do ambiente de trabalho, redução de desperdícios e melhoria da motivação da equipe, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), promoveu, na última semana, o curso “8S – A Base para Qualidade no Ambiente de Trabalho”.
A instrutora, Cleunice Zanella, sensibilizou os participantes para o programa e explicou as etapas de implantação. Cada “S” corresponde a uma palavra em japonês. Todos foram abordados durante a capacitação: senso de determinação e união (Shikari yaro); senso de treinamento (Shido); senso de utilização, ordenação e limpeza (Seiri, Seiton e Seiso); senso de bem estar e autodisciplina (Seiketsu e Shitsuke); e senso de economia e combate aos desperdícios (Setsuyaku).
De acordo com Cleunice, o desafio na implantação do programa é grande porque envolve mudanças no comportamento das pessoas e na cultura organizacional. “8S não é uma ferramenta, é uma filosofia. É imprescindível para reduzir custos e desperdícios. As pessoas necessitam trabalhar em conjunto e a manutenção depende muito do comportamento. A disciplina é a principal prática para a permanência do programa dentro das empresas, tanto dos colaboradores como dos gestores e diretoria”, explana.
A responsável acadêmica pela FGV/MEB Chapecó/Joaçaba, Gracieli Frare, fez o curso para adquirir conhecimentos e implantar o programa na empresa. “A capacitação foi muito boa, a instrutora explicou detalhes e todas as etapas do procedimento. Será necessário fazer a adaptação para a nossa realidade. A facilitadora explicou que não precisa implantar os 8S juntos, pode ser um por vez, o que possibilita trabalhar melhor cada um dos processos”, finaliza.