Compartilhe
A ACIT, a CDL e a Prefeitura de Tijucas deram mais um importante passo na concretização do DEL (Plano de Desenvolvimento Econômico Local) em Tijucas. Em reunião realizada na manhã de sexta-feira (2) no gabinete do prefeito Valério Tomazi, pessoas ligadas a diversas entidades e instituições da cidade, que foram convidadas a participar voluntariamente do projeto, formaram o Conselho de Desenvolvimento do DEL.
Trata-se da etapa de institucionalização do programa no município que, a partir do conselho, começará a discutir e planejar ações e projetos que visem ao desenvolvimento da cidade nos próximos anos.
Formado por representantes do poder público, iniciativa privada e do terceiro setor, os conselheiros serão responsáveis por elencar as prioridades de Tijucas, formar câmaras técnicas para discussão dos temas que envolvem o planejamento da cidade e estabelecer diretrizes para a geração de emprego e do desenvolvimento local.
Fazem parte do conselho representantes da ACIT, CDL, Prefeitura, Samae, Lions Clube de Tijucas, Univali, OAB, Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), Incubadora de Empresas do Vale do Rio Tijucas, Polícia Militar e Câmara de Vereadores.
Durante o encontro, o coordenador de projetos da Facisc, Osmar Vincentim e a consultora regional da Grande Florianópolis da Facisc, Carina Casanova, fizeram uma apresentação do programa e em seguida, conduziram uma dinâmica para levantamento de expectativas dos conselheiros e de quais seriam as prioridades de atuação do DEL. Diversas ações pontuais foram levantadas, as quais estão englobadas nos seguintes pilares:
– Desenvolvimento Urbano (que inclui infraestrutura das estradas, abertura de novas vias, reordenação do trânsito, entre outras metas);
– Desenvolvimento Social (melhorias na saúde e na segurança pública, instituição de casas destinadas ao atendimento de dependentes químicos, entre outros).
– Desenvolvimento Econômico (geração de empregos, capacitação e educação empreendedora, identificação de vocação econômica da cidade, intensificação dos incentivos fiscais para abertura de novas empresas, entre outras);
– Desenvolvimento dos Serviços Públicos (que inclui reforma administrativa, fiscalização da destinação de recursos, entre outros).
O próximo encontro do conselho já está agendado para outubro e na ocasião, os conselheiros deverão indicar nomes que possam ser convidados a comporem as câmaras técnicas do DEL.
Para o presidente da ACIT, Rogério de Souza, o encontro foi mais um importante avanço. “Ficamos felizes por ver que o trabalho está sendo, de fato, iniciado e aproveitamos a oportunidade para agradecer a participação de todos e em especial, o empenho do prefeito Valério que desde os primeiros contatos não mediu esforços para que o DEL fosse implementado em Tijucas”, disse.
O presidente da CDL, Luciano Spengler também falou sobre o apoio que a entidade oferece ao projeto. “Embora seja um projeto da Facisc, a qual a ACIT é filiada, nós da CDL também estamos acompanhando e prestando total apoio a esta iniciativa que tem tudo para ser um grande marco na cidade”, afirmou.
O prefeito de Tijucas, Valério Tomazi também falou sobre o Del. “Este não é um projeto do prefeito, da prefeitura, da ACIT e CDL, nem mesmo de algum partido político. É um projeto para Tijucas e por isso merece e receberá sempre todo nosso apoio”, diz.