Contorno Viário é tema de reunião Plenária da Grande Florianópolis




Uma das bandeiras da Facisc e das Associações Empresariais da Grande Florianópolis, a mobilidade urbana foi tema da Reunião Plenária Regional da Região realizada nesta quarta-feira, 8/9. A empresa Arteris participou do encontro que reuniu presidentes das entidades e foi realizado virtualmente. Antônio Cesar Ribas Sass, diretor Regional Sul da Arteris, e o engenheiro Marcelo Eduardo Módolo, responsável pelas obras do Contorno Viário apresentaram o andamento das obras do Contorno e do trecho Sul na Grande Florianópolis. Segundo dados da concessionária, os usuários da BR-101 sofrem com congestionamento constantes com velocidade média de 5 km/h.

No momento a concessionária Arteris realiza obras para a execução da terceira faixa sentido Sul – Norte. As obras de construção inicialmente estavam previstas para serem entregues em 2012. Em 2013, foi feito novo trajeto do contorno e foi necessário recomeçar o trabalho. A previsão é que devem ser concluídas até o fim de 2023. “Na construção inicial não havia nenhum túnel previsto, porém com o novo caminho foi preciso projetar quatro túneis. Com isso o custou da obra aumentou em torno de R$ 1 bilhão”, explica o engenheiro. O novo contrato estabelece prazo final até três anos. A boa notícia anunciada na reunião foi a possível antecipação da entrega das obras de fevereiro de 2022 para novembro deste ano.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, disse que após conhecer os detalhes e a grandiosidade da obra passa de uma posição de crítico a admirador e defensor da obra. Ele ainda destacou como o número de desapropriações realizadas impressiona. Foram mais de 1,1 mil de imóveis desapropriados.
Eleição da Vice-Presidência Regional
Durante o evento, o empresário de São José, ex-presidente da Associação Empresarial da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Aemflo), Odílio Guarezzi, foi eleito vice-presidente Regional. O vice-presidente eleito disse que o objetivo é unir a região e integrar as forças. “A questão do Contorno Viário traduz o que sentimos na pele na região. Precisamos estar unidos e somar esforços pela nossa região”.

Durante o evento, também foi realizada uma apresentação em comemoração aos 50 anos da Facisc. O superintendente institucional e de Operações da Federação, Gilson Zimmermann, destacou o papel dos ex-presidentes da entidade. A diretora de Marketing da Facisc, Ciça Muller, apresentou os resultados e as ações voltadas para a visibilidade do Sistema. Foram quase 500 peças de comunicação criadas no primeiro semestre deste ano. Mais de 690 mil pessoas impactadas pelo envio das newsletters da Federação. Na imprensa, a Facisc tem uma média de 12 publicações em mídias espontâneas por dia útil. São mais de 18 mil seguidores nas redes sociais.

A vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária (Ceme), Rejane Silva Sánchez, apresentou as atividades e os dados o Conselho. A vice-presidente Regional da Grande Florianópolis do Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de SC (Cejesc), Mábila Thuany Schimidt, explicou sobre o início do retorno das atividades do Conselho de forma presencial, e descreveu as ações realizadas pelos jovens em todo o estado.