Compartilhe
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do recém-criado Núcleo de Sustentabilidade, com apoio da Aurora Alimentos promoveu, nessa semana, a palestra “Sustentabilidade Empresarial: contexto e oportunidades”. Ministrada pelo palestrante e professorPaulo Durval Branco, a fala foi direcionada aos associados da ACIC de forma gratuita.
Branco é mestre em Administração de Empresas, graduado em Administração com especialização em Sistemas de Informação. Vice-coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces – www.fgv.br/ces), onde é responsável por projetos relacionados a estratégia e sustentabilidade empresarial, cadeias de valores sustentáveis, engajamento com stakeholders, inovação, empreendedorismo e educação para sustentabilidade. É sócio-fundador da Ekobé, uma das primeiras consultorias brasileiras especializada em sustentabilidade corporativa, é professor do Mestrado Profissional em Sustentabilidade e do Master em Gestão de Sustentabilidade.
Na ocasião foi apresentada aos associados a proposta de engajamento do Núcleo de Sustentabilidade, que foi criado em abril pela ACIC. “O núcleo foi criado com o objetivo de difundir as práticas sustentáveis e, acima de tudo, incentivar as empresas a seguir este caminho. Por meio do grupo, surgirão novas ideias, programas e possibilidades. As empresas poderão adotar práticas no dia a dia”, indica o diretor de Responsabilidade Ambiental da entidade, Djalma Aquino Azevedo.
A definição de sustentabilidade está normalmente relacionada com uma mentalidade, atitude ou estratégia que é ecologicamente correta. Porém, o conceito é ainda mais amplo: engloba a sustentabilidade econômica que é alcançada por meio de um modelo de gestão sustentável; e a sustentabilidade social, um conjunto de medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade. “Somente as empresas alinhadas com a sustentabilidade permanecerão no mercado no futuro”, opina o presidente da ACIC, Josias Mascarello.
“Independente do seu tamanho ou segmento, todas as empresas podem desenvolver ações, seja com a promoção de qualidade de vida aos seus colaboradores e familiares, com a preservação de recursos ambientais ou com atividades de incentivo à educação”, argumenta o diretor. Ele afirma que é necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade social incorporada ao seu pensamento e lembra que as organizações que apostam em sustentabilidade ganham em diferenciais competitivos frente a uma nova geração de consumidores críticos.
Além da importância mercadológica, o palestrante lembrou ainda que as empresas são responsáveis por todos os impactos que causam na sociedade, economia e meio ambiente, inclusive para as gerações futuras. “O que a minha empresa entrega para a comunidade é aquilo que eu desejo que meu filho receba?”, questionou Branco. Por isso, ele reforça a importância de estar atento ao tema.