Compartilhe
O Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) se reuniu na última segunda-feira (6) e recebeu o cônsul honorário da Romênia Edson Roberto Dreher que apresentou a “Missão Negócios Além das Fronteiras: Romênia”, realizada entre os dias 16 e 24 de outubro passado da qual participou o presidente da ACIC Lenoir Broch.
Um capítulo fundamental para a construção de laços comerciais e econômicos entre Santa Catarina, Brasil e a Romênia foi a missão. Uma iniciativa parceira da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste (ACIIO), cidade que sedia o Consulado Honorário. De acordo com Dreher a Romênia é a principal entrada para qualquer empresa brasileira que queira se tornar uma multinacional ou que busca entrar no mercado europeu.
Durante a viagem foram realizados workshops, visitas a empresas e agendas governamentais, reuniões de negócios, feiras e eventos de networking, os participantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer o ecossistema empresarial romeno, entender as possibilidades de importação e exportação entre os dois países e explorar setores estratégicos para cooperação mútua.
“A Romênia tem ainda Fundos Europeus para investimentos e Fundos Romenos de até 80% de incentivo a fundo perdido para investimento no país. Um grande facilitador para empresas brasileiras que querem se tornar multinacionais e utilizar dos incentivos fiscais. Além de ser uma das menores cargas tributárias da União Europeia e a empresa acessa o mercado de 500 milhões de habitantes do bloco econômico,” explicou o cônsul.
A presidente do Conselho Deliberativo Luciana Balbinott Paludo salientou que a reunião foi uma aula sobre a Romênia. “Foi interessante ver como um país saiu de uma condição tão difícil e alcançou níveis tão importantes de desenvolvimento em todos os aspectos”, apontou. Luciana ainda destacou as possibilidades de negócios para a região oeste e as parcerias com universidades. “O governo romeno demonstra vontade de receber pessoas que invistam no país. Foi uma injeção de otimismo conhecer como o país cresceu e observar que continua em desenvolvimento,” completou.